
Prefeitura assume comando das “Casas da Terceira Idade”: moradores foram comunicados em reunião informativa
No último da 10 de novembro, foi realizada uma reunião com todos os moradores das Casas Vilas I e II, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social -SEMADS
No último da 10 de novembro, foi realizada uma reunião com todos os moradores das Casas Vilas I e II, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social -SEMADS. A finalidade do encontro foi de informar e orientar os moradores que a Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, através do Departamento de Habitação, assumiu a gestão e coordenação de todas as casas pertencentes ao Vilas I e II, desta forma, desvinculando-as do Clube da 3ª Idade.
Segundo divulgado pela Secom, cabe ressaltar, que todos os atuais moradores do Vilas I e II permanecerão residindo no local e passam a ser acompanhados pelos servidores da SEMADS, que realizará o cadastro individual e a inserção de dados do residente no cadastro único, para que seja possível ofertar os serviços socioassistencial disponíveis em esfera federal, estadual e municipal para esta população.
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, por meio do Departamento de Habitação, irá supervisionar estas moradias, que foram cedidas de forma gratuita, fazendo o papel de orientar, fiscalizar e determinar as providências necessárias para a preservação destas residências, executando os reparos necessários e mantendo as condições de moradia dos residentes do local.
Adamir Mauricio de Barros
Conhecidas popularmente como “Casas da Terceira Idade” as casas pertencentes ao Vilas I e II são resultados de um trabalho idealizado pelo ex-vereador garcense Adamir Mauricio de Barros, falecido em 17 de maio de 2019, em Santa Catarina.
O ex-vereador era casado com Teresinha Maria Borges e cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Adamir Maurício de Barros, participou ativamente do início das atividades da Patrulha Juvenil Garcense. Em meados de 1977 foi aprovado no Concurso Público de Escrivão da Polícia Militar, se afastando das atividades na Patrulha Juvenil. No ano de 1983, durante a gestão do prefeito Júlio Marcondes de Moura, foi convidado pelo então Chefe do Executivo à buscar alternativas para resolver a problemática dos migrantes que se acumulavam nas vias do município. Em conjunto com Teresinha Maria Borges, responsável pelos estudos, foi criado a SAPROMI – Serviço de Atendimento ao Migrante, sendo Adamir o responsável pela execução do Projeto.
A sede da SAPROMI, inaugurado em 1984, foi montada através de uma adaptação no antigo matadouro do município. Recolhendo os migrantes e destinando ao trabalho ou a cidade de origem, o projeto possuía uma horta e o plantio de árvores frutíferas e logo se tornou um projeto modelo para o Estado de São Paulo, pela forma como tratava e cuidava dos migrantes, problema na época que atingia diversos municípios do Estado.
Vale lembrar, que o projeto apesar de diversas adaptações e alterações segue até os dias de hoje como NAM – Núcleo de Apoio ao Migrante.
Em 1989 assumiu a presidência do SOS – Serviço de Obras Sociais, permanecendo no comando por 26 anos. O projeto mantinha na época o Clube das Mães e uma horta. Após uma visita a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) engajou-se a desenvolver trabalhos voltados aos idosos. Em 26 de setembro de 1991, lançou a pedra fundamental para construção do salão de festas do Clube da Terceira Idade, mantida pela SOS.
Trabalhando em conjunto aos idosos e percebendo as necessidades dos mesmos, Adamir Maurício de Barros foi criando braços assistenciais ao Clube da Terceira Idade. Dentre os projetos a serem destacados podemos citar a distribuição de medicamentos, fornecimento de cestas básicas, pagamento de exames e consultas, bem como doação de óculos.
Outro projeto assistencial era o “Nossa Janta”. O projeto feito em parceria com empresários e realizado através de doações com contribuições do Clube da Terceira Idade distribuía sopa à idosos em situação de vulnerabilidade financeira. De início a ideia era oferecer a janta na sede do Clube, mas a adesão da população carente era muito baixa. Foi aí que o projeto ganhou uma nova dinâmica. Com a perua Kombi do clube a sopa era levada até a casa das famílias carentes, sendo as vezes a única refeição no dia dessas pessoas. Infelizmente, diante de muitos desafios encontrados, o projeto foi encerrado tempos depois.
Destaca-se também a atuação à frente do “Projeto Meninos de Araceli”, que consistia em orientar e ajudar os meninos que ficavam ao redor da Capela nos dias de missa tentando ganhar dinheiro com a guarda dos veículos. O Projeto também foi encerrado após alguns anos.
Adequando todas as dependências do Clube da Terceira Idade com salão de baile, quadra esportiva, e ainda com saldo no caixa da entidade, Adamir em contato com o então prefeito Júlio Marcondes de Moura conseguiu uma área onde foram construídas 11 casas, sendo assim inaugurada a 1ª Vila da Terceira Idade. O projeto era destinado a idosos, aposentados, que residiam sozinhos e não possuam condições de arcar com o aluguel de uma residência, mas que tinham condições físicas de residirem sozinhos.
Posteriormente, foi cedido pela Administração Municipal na Avenida Faustina, onde foram construídas mais quatro residências, com espaço para mais construções, sendo inaugurada a 2ª Vila da Terceira Idade, um projeto pioneiro no estado, sendo implantado projetos semelhantes em outros municípios.
Além disso, através do projeto Sua Casa Minha Casa reformou residências que estavam em condições precárias para idosos, sendo a primeira, uma residência que havia pegado fogo no Bairro José Ribeiro, em meados de 1994.
Vale lembrar que todos esses projetos contavam com a parceria da população, das administrações municipais, da imprensa e dos empresários garcenses.
Com tantos projetos sociais à frente do Clube da Terceira Idade, Adamir Mauricio de Barros ficou conhecido como Adamir da Terceira Idade.
Adamir Maurício de Barros, também, foi presidente do Conselho Municipal do Idoso, por muitos anos. No campo da política foi vereador por quatro legislaturas, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Garça nos biênios de 2005/2006 e 2015/2016. Foi, também, secretário Municipal da Habitação de 03 de janeiro de 2011 a 02 de abril de 2012.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.