Fábio Dias
21/02/2024
Garça ACIG 

ACIG alerta MEI sobre erros no preenchimento da DASN-SIMEI

Prazo final para enviar a declaração anual de faturamento é 31 de maio. Ela deve ser entregue mesmo pelo microempreendedor individual que não teve receita em 2023


Os microempreendedores individuais (MEI) devem ficar atentos para não cometer erros no preenchimento da declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. O prazo para entrega obrigatória vai até o dia 31 de maio.

Conforme lembrado pela Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, na declaração, é preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. O faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa.

“Existem alguns erros muito comuns cometidos pelos MEIs, e eles precisam se atentar. As receitas com comércio ou serviço devem ser registradas de forma separada, e não juntas. Outro erro comum é não informar a contratação do funcionário. É preciso evitar transtornos e lembrar que o prazo vai até o dia 31 de maio”, falou o superintendente da ACIG, Fábio Dias.

Segundo explicou ele, a declaração errada pode levar à restrição ou cancelamento do CNPJ, ao bloqueio da emissão de notas fiscais e da conta bancária do microempreendedor e as contribuições ao INSS deixam de ser computadas.

O documento deve ser entregue pelo MEI que esteja com CNPJ em vigor, mesmo que não tenha tido faturamento em 2023. Caso o profissional autônomo tenha encerrado as atividades como MEI, também deve enviar a declaração

A declaração está disponível na página do Simples (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/dasnsimei.app/Identificacao).


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.