Fábio Dias
16/02/2024
Garça 

Agricultura: Cadastro de Unidade Produtora (UP) de soja está aberto

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP (SAA) do Estado de São Paulo, informa sobre a obrigatoriedade do cadastro de Unidade Produtora (UP) de soja no Sistema Informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). 

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP (SAA) do Estado de São Paulo, informa sobre a obrigatoriedade do cadastro de Unidade Produtora (UP) de soja no Sistema Informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). 
Conforme divulgado, o cadastro obrigatório de Unidade Produtora - UP de soja é procedimento previsto no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja - Phakopsora pachyrhizi (PNCFS) e se constitui em importante ferramenta para o monitoramento do cumprimento do período de vazio sanitário (15/06 a 15/09), do calendário de semeadura (16/09 a 24/12) e dos cultivos autorizados em caráter excepcional. A data de plantio deve ser informada pelo proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título de propriedade produtora de soja, até 15 dias após o término da semeadura.
O cadastro da unidade produtora - UP de soja deve ser realizado via Sistema GEDAVE.
As informações para acesso ao sistema, cadastro de pessoa física, cadastro de pessoa jurídica, propriedade e atividade produtiva (vegetal) podem ser obtidas por meio do link: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/gedave/.
Excepcionalmente, para este tipo de cadastro, os documentos a serem apresentados referem-se à ativação de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, não há obrigatoriedade de apresentação de documentos que comprovem a posse ou vínculo com a propriedade, sendo estas informações declaradas de responsabilidade do cadastrante.

As informações para acesso ao sistema, cadastro de pessoa física, cadastro de pessoa jurídica, propriedade e atividade produtiva (vegetal) podem ser obtidas por meio do link: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/gedave/.

 

Garça produziu  mais de cinco mil toneladas de grãos em 2022


Reconhecida por sua cafeicultura, não são poucos aqueles que ignoram (no sentido de não saber) que o cenário agrícola garcense, vai muito além. Ao se falar em soja a  Sentinela do Planalto não fica a desejar. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 a cidade produziu 5.400 toneladas de soja. A quantidade dos grãos produzidos na cidade , a colocou na 146ª posição entre os municípios paulistas e em 1.455º lugar, entre as cidades brasileiras. 

“Somos uma Associação Comercial e Industrial, mas somos, acima de tudo, uma associação que apoia o empreendedorismo. A soja em Garça veio em decorrência de agricultores empreendedores, que investiram e hoje temos esse resultado. O IBGE nos mostra que desde 2004 a cidade vem atuando com esta lavoura temporária. Em 2004 foram produzidas 180 toneladas. Em 2005, foram 240 toneladas e em 2022, data do último registro divulgado, foram 5.400 toneladas. Isso é benéfico para a cidade”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Raniel.

Segundo ele, a associação se coloca à disposição dos agricultores, ofertando aos mesmos, os benefícios e serviços disponibilizados para os associados- comerciantes e industriais -.

O dirigente comentou ainda que os números da soja do município demonstram o potencial do solo fértil, e agrega uma agricultura diversificada. 

Em 2022, o rendimento médio da produção em Garça foi de 3.600XHa e colocou a cidade, neste quesito, na 97ª posição entre os municípios paulistas.

Especialistas colocam que o plantio de soja atrai os empreendedores em função da maior rentabilidade, liquidez e segurança. 

Garça saiu dos 250 hectares de área plantada em 2010, para 1.500 hectares em 2022. Ainda assim, em 2010, em apenas 250 hectares de área plantada e colhida, o rendimento médio foi de 3.000 quilos por hectare, levando a cidade, nesse item, a ocupar a 36.ª posição no estado de São Paulo. O IBGE não traz os dados atualizados do número de estabelecimentos agropecuários em Garça que trabalham com soja. Em 2017, segundo o Instituto, eram apenas cinco. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.