Fábio Dias
21/02/2024
Garça ACIG 

Associação Comercial garcense fala sobre ferramentas digitais e o relacionamento com o cliente

O que já era uma realidade, embora um pouco ignorada pelo empreendedor, tornou-se peça chave para superar a crise durante o período de pandemia.

O que já era uma realidade, embora um pouco ignorada pelo empreendedor, tornou-se peça chave para superar a crise durante o período de pandemia. As ferramentas digitais, num momento de isolamento social, de crise, conseguiu fazer a união necessária entre o empreendedor e seu cliente. Foram as pontes para a superação, para as vendas, para ajudar a economia a girar.

Conforme colocado por Rodrigo Martins, tesoureiro da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, as ferramentas digitais facilitam o relacionamento com o cliente e, entre as vantagens, destacam-se atendimento mais personalizado e construção de relacionamento mais duradouros com o público.

“Já foi dito por vários especialistas, e inúmeras vezes, que o uso de ferramentas digitais tem transformado a interação entre as empresas e os clientes. A pandemia só veio para confirmar uma realidade e mostrar o potencial dessas ferramentas. A cada dia elas se tornam mais essenciais. Hoje, observando nossos associados, nossos lojistas, acompanhando o trabalho deles, observamos que a maioria se utiliza, por exemplo, de suas redes sociais para fazer o marketing. E isso tem funcionado. O consumidor chega até o lojista pelas redes sociais”, disse Martins.

Segundo ele, muitos lojistas têm anunciado suas promoções através dos meios digitais e a propaganda tem surtido o efeito necessário. É um novo mecanismo que não pode ser ignorado e que já está incorporado na rotina do empreendedor.

“Temos ciência de que com as novas tecnologias, cujo desenvolvimento é cada vez mais acelerado, os donos de pequenos negócios têm conseguido se aproximar muito mais dos seus consumidores, a partir de um atendimento mais personalizado e a construção de relacionamentos mais duradouros. Isso é muito importante e temos visto isso no dia a dia de nossos lojistas”, frisou ele.

Rodrigo Martins salienta que a utilização de ferramentais digitais permite que a empresa esteja 24h por dia, ao longo de sete dias da semana, à disposição do cliente. Segundo ele, são recursos que também dão mais agilidade no atendimento.

O dirigente garcense lembra que as ferramentas passam pelo canal digital, site próprio ou marketplace, onde são vendidos os produtos ou serviços, ou via recursos de automação do atendimento. O positivo é que, com o uso de tecnologias há uma proximidade entre o prestador de serviço, o empreendedor e seus clientes, possibilitando, por exemplo, sanar dúvidas de forma mais rápida, com respostas automáticas, a qualquer momento do dia.

“Hoje, o que vemos em Garça, principalmente nas redes sociais, é um marketing muito próximo do cliente, e de uma forma que ele se sente convidado a ir até o lojista. Vemos muito isso, principalmente, nos segmentos de roupas e calçados, onde os próprios proprietários se tornam modelos exclusivos . É uma relação muito interessante. Temos associados que  divulgam a chegada de novos produtos, bem como suas promoções, em suas redes sociais, e no dia seguinte ao anúncio, o consumidor, que já é cliente, está lá. É uma relação muito positiva. O avanço da inteligência artificial possibilita ao empreendedor oferecer um atendimento mais personalizado, ao conhecer os padrões de compra do seu cliente, criando uma experiência diferenciada durante a jornada de compra. A personalização facilita bastante para que o cliente se reconheça naquele atendimento que ele está recebendo”, coloca Martins.

Segundo o dirigente garcense, o ponto inicial a ser compreendido por todo empreendedor é a necessidade imperativa de criar e manter perfis profissionais nas redes sociais, independentemente da plataforma. Isso não exclui a possibilidade de manter um perfil social pessoal, porém é crucial estabelecer uma clara demarcação entre ambos. 

Martins coloca que, o primeiro ganho decorrente da utilização de um perfil profissional reside na credibilidade e profissionalismo que essa prática proporciona. Nele, o enfoque recai sobre suas conquistas e projetos, deixando de lado detalhes sobre viagens, lazer e atividades pessoais.

“ Após dar esse passo inicial, torna-se essencial adotar diversas estratégias para aprimorar a performance nas redes sociais. Além disso, a manutenção constante e a análise dos resultados são vitais, dada a dinâmica e a velocidade com que as redes sociais são atualizadas”, pontuou Rodrigo Martins.

 

Dicas para melhorar o relacionamento com os clientes:


- Personalização e Segmentação
Utilize ferramentas digitais para coletar dados sobre os clientes e oferecer mensagens personalizadas. Segmente seu público para direcionar mensagens específicas para diferentes grupos de clientes. Uma ferramenta digital que permite o conhecimento e reconhecimento do cliente é o software CRM – sigla que significa Customer Relationship Management, ou gerenciamento do relacionamento com o cliente. Ele permite que o empresário possa traçar estratégias de vendas a partir do perfil, características e grupos de clientes.


- Automação de atendimento e marketing
Implemente ferramentas de automação de marketing para enviar mensagens personalizadas, automatizar campanhas e nutrir leads. Utilize recursos para oferecer descontos personalizados, promoções especiais e lembretes de compras. Um exemplo é o uso de chatbots que simulam conversas humanas, via chat ou mensagem, são muito utilizados para automatizar tarefas de atendimento ao cliente, permitindo tirar dúvidas e enviar orientações em qualquer hora do dia.


- Presença on-line eficaz
Desenvolva um site responsivo e fácil de navegar, proporcionando informações claras sobre produtos, serviços e formas de contato. Esteja presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo, mantendo uma comunicação ativa e engajadora. As próprias redes sociais e o Google oferecem ferramentas – chamadas analytics – incluídas nas versões para empresas, onde é possível coletar dados muito úteis sobre acessos e interações com sites e perfis.


- Canais de Comunicação Multicanal
Utilize diferentes canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, chat on-line e telefone, para estar acessível aos clientes onde quer que estejam. Integre esses canais para garantir uma comunicação consistente e eficiente. No mercado existem muitas ferramentas digitais que possibilitam que a empresa faça essa integração.


SERVIÇO

Mais informações através dos telefones (14) 3471-0480 ou (14)99175-0630 . Atendimento presencial na Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 347 .


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