Fábio Dias
23/04/2024
Garça 

Dezenas de Ministros da Comunhão participaram de encontro de espiritualidade em Garça

No último domingo, dia 21 de abril, dezenas de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC´s) estiveram reunidos na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Garça, para um Encontro de Espiritualidade.

No último domingo, dia 21 de abril, dezenas de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC´s) estiveram reunidos na Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Garça, para um Encontro de Espiritualidade. A motivação, que ocorre anualmente, congregou os MESC´s da Região Pastoral I, que compreende as 28 paróquias das cidades de Álvaro de Carvalho, Garça, Marília, Oriente, Pompeia, Quintana e Vera Cruz, e dos distritos de Avencas e Paulópolis.

Além da convivência fraterna entre os MESC´s, o momento espiritual foi marcado pela Adoração ao Santíssimo Sacramento, pela dimensão formativa e pela celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini.

“Nossa Paróquia São Pedro Apóstolo Garça teve a honra de sediar o encontro de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), com a ilustre presença de nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolini, e todos os ministros da Região 1 da Diocese de Marília, que engloba 7 municípios e 28 paróquias.

Foi um momento de união, aprendizado e partilha de fé. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso desse encontro”, agradeceu a Paróquia de São Pedro Apóstolo nas redes sociais.

O ministro extraordinário da comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

Chamam-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, e porque os ministros ordinários (isto é, habituais) da comunhão são apenas os fiéis que receberam o sacramento da ordem. Na verdade, é a estes que compete, por direito, distribuir a comunhão. 

O encontro é uma iniciativa importante para qualificar ainda mais os ministros no desempenho de suas funções, promovendo uma maior reverência, cuidado e zelo na Eucaristia. (Fotos Pascom)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.