Fábio Dias
28/08/2024
Garça 

Estudantes do Ensino Fundamental podem participar do Concurso Cultural Sicoob 2024

Estudantes do Ensino Fundamental – dos 3º, 5º, 7º e 9º anos – vão participar do Concurso Cultural Sicoob 2024, cujo tema é  “Atitudes simples, escolhas conscientes”.


Estudantes do Ensino Fundamental – dos 3º, 5º, 7º e 9º anos – vão participar do Concurso Cultural Sicoob 2024, cujo tema é  “Atitudes simples, escolhas conscientes”. Segundo o Instituto Sicoob, o  intuito do projeto  é fomentar a cooperação e os valores do cooperativismo nas instituições de Ensino Fundamental.

O Concurso Cultural tem como objetivo envolver escolas, alunos e a comunidade na promoção da cultura da cooperação. Ele incentiva a produção textual sobre temas relacionados à realidade próxima, o que permite a construção de conhecimentos que fomentam práticas mais cooperativas durante as atividades escolares.

Além de poder ser trabalhado com crianças de diferentes idades e realidades, o tema da edição de 2024 incentiva que os estudantes reflitam sobre as suas atitudes em prol do coletivo, trabalhando alguns conceitos como pano de fundo, dentre os quais destacam-se: cooperação, sustentabilidade e senso de comunidade.

Para o superintendente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Sicoob MaxiCrédito, Fernando Rebellato, “o cooperativismo é uma filosofia baseada na colaboração e na busca pelo bem comum. Assim, a realização de um concurso cultural sobre cooperativismo nas escolas de ensino fundamental é uma oportunidade de sensibilizar e engajar os jovens estudantes em relação aos valores, princípios e práticas do cooperativismo”.
 
Categorias
O concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com o ano de escolaridade dos participantes e com base na recomendação de sequências didáticas para os diferentes anos de escolaridade, dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular.  

Os alunos do terceiro ano vão produzir desenhos que expressem o tema do cooperativismo, demonstrando de forma visual e criativa os princípios e benefícios da cooperação. Para os estudantes do quinto ano a tarefa é produzir um texto narrativo, valorizando a sequência de eventos que sustente a relação entre o cooperativismo e a realidade do local onde vivem. Já os estudantes do sétimo ano terão a tarefa de criar poemas que abordem o cooperativismo de uma maneira poética e inspiradora, explorando as emoções e os sentimentos ao tema. Por fim, os alunos do nono ano serão desafiados a produzir histórias em quadrinhos que tragam à tona a importância do cooperativismo na sociedade, por meio de narrativas ilustradas que estimulem a reflexão e a consciência sobre a prática da cooperação.  

Esta é uma forma de sensibilizar as novas gerações sobre a importância da cooperação, da igualdade e da responsabilidade social. “Através dos programas de educação financeira e cooperativismo, queremos contribuir com o processo de aprendizagem das nossas crianças, para a formação de cidadãos mais conscientes na construção de um futuro mais humano e sustentável, mostrando como o cooperativismo pode melhorar a vivência em comunidade e na construção de um mundo melhor”, reforça Rebellato.
 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.