Fábio Dias
14/08/2024
Garça ACIG 

Falta de clientes é a principal preocupação dos empresários: ACIG traz dicas de como atrair atenção para o seu negócio e vender mais

Uma das preocupações dos empresários, seja no comércio ou na indústria, ou até mesmo na área de serviços, é a falta de clientes.

Uma das preocupações dos empresários, seja no comércio ou na indústria, ou até mesmo na área de serviços, é a falta de clientes. Como bem lembrou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Dias, quem empreende sabe que a falta de clientes prejudica a sustentabilidade do negócio, comprometendo as vendas e a expansão da empresa. 

“A última edição da Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae, mostrou que a falta de clientes tem sido a maior preocupação dos donos de pequenos negócios, chegando a 34%, ultrapassando o aumento de custos que era considerado o maior desafio para gestão da empresa, hoje com 28%. É uma preocupação pertinente e que leva a Associação a pensar em como apontar estratégias que venham ao encontro dessa preocupação, no sentido de resolvê-la ou, ao menos, minimizá-la”, disse o dirigente.

Segundo ele, não se tem a receita pronta. São pontos estratégicos que levam a uma maior fluidez. Numa primeira ação para vender mais e melhor,  de acordo com ele, o empreendedor deve monitorar constantemente o seu mercado de atuação, mesmo que já tenha uma empresa há mais tempo em operação.

“É o que dizemos sempre. Conhecer o seu mercado, a sua área de abrangência e as novidades que, constantemente surgem. Como o próprio Sebrae orienta, para vender bem, o empresário precisa entender onde ele atua. Fazer pesquisa de mercado, avaliar a concorrência e estar atento às tendências, às novidades e às mudanças no comportamento do consumidor. Isso vale para quem está iniciando uma jornada empreendedora ou já tem uma empresa”, disse ele.

De acordo com o Sebrae,  boas vendas são resultado de uma série de fatores que incluem desde aspectos relacionados ao produto e à sua diferenciação, passando por uma definição de estratégia de preço, escolha da praça, ou seja, onde vai vender e como vai promover o negócio.

“As novidades vêm numa velocidade muito rápida e com o mercado digital, o dono de um pequeno negócio tem que entender que mesmo que vá vender localmente, ele tem concorrentes globais dentro de marketplaces. Por isso, é preciso identificar bem onde está o seu público. A pandemia nos trouxe, com muita força, o e-commerce, as vendas online, a dispensa das lojas físicas. Em um e-commerce, por exemplo, é possível priorizar vendas em uma localidade diferente, a partir da análise de capacidade de atendimento e entrega. Por isso o empreendedor, tem que se atentar, tem que se inteirar. Não se pode mais dizer que não gosta de tal coisa e não aprende. Hoje estamos às voltas com a Inteligência Artificial e embora pareça algo distante, o empreendedor não pode ignorá-la. O crescimento, a aprendizagem é constante e no dia a dia vai se vendo o que é aplicável, o que não é e como adequar tudo a sua realidade”, falou Fábio Dias.

O dirigente lembrou ainda que o Sebrae oferece diversos cursos on-line gratuitos para quem quer atrair mais clientes e, consequentemente, melhorar as vendas. Entre eles, “Aprenda a vender pela Internet com marketing digital” , e “Gestão com foco no cliente para turbinar as vendas da pequena empresa”.


Dicas

De acordo com Fábio Dias dois pontos são importantes para conquistar clientes e para minimizar suas perdas: Comprar bem para vender bem e não deixar o negócio estagnado.

“A Associação sempre tem parcerias com o Sebrae e, muito do que passamos, vem do Sebrae, que é uma potência para o empreendedor. Esses dois pontos que citei foram apontados por um especialista do Sebrae e trazemos para nosso empreendedor, porque acho importante”, disse ele.


1 - Comprar bem para vender bem

A relação com os fornecedores de produtos ou insumos para a empresa merece uma atenção especial porque impacta diretamente a qualidade dos produtos e serviços, na precificação e na gestão do estoque.

“Saber negociar, fazer parcerias estratégicas ou até mesmo buscar um fornecedor exclusivo, se for o caso de um produto diferenciado, é um ponto muito importante para vender mais e melhor, tendo lucro e constância nas vendas”, falou ele.

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Negócio está estagnado

Um pequeno negócio não fica estagnado por acaso.  Fábio Dias comentou que perder clientes é normal, mas quando isso compromete a sustentabilidade do negócio é hora de verificar se há algum novo competidor no mercado, mesmo que não seja no mesmo segmento. 

“Monitorar a concorrência é sempre importante, como também avaliar mudanças no comportamento do consumidor e movimentos que possam indicar uma rejeição ao seu negócio ou solução. A ACIG sempre pontua a questão do atendimento, da qualidade, de promoções reais, pois o cliente observa bem se a prática corresponde com o que foi anunciado e também a questão de novidades. É muito chato quando um cliente entra em uma loja e sai dizendo que “tem mais do mesmo”. Isso faz com que ele deixe de prestigiar o estabelecimento”, falou o dirigente, frisando ainda a importância em 

acompanhar a operação do negócio de perto, saber ouvir os clientes e participar de eventos e feiras de negócios.

“Tudo isso contribui para realizar boas vendas. O empreendedor deve se atualizar constantemente, conhecer como novas tecnologias estão influenciando o mercado e buscar oportunidades de trazer inovação para que o negócio chegue em um público que antes ele não chegava”, falou.

Dias lembrou que na ACIG tem um posto do Sebrae Aqui que também pode auxiliar o empreendedor, sendo ele de pequeno negócio ou não.


SERVIÇO

Mais informações através dos telefones (14) 3471-0480 ou (14)99175-0630, ou presencialmente na Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 347 – Williams. 


Comentários

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