
Associação Comercial alerta sobre o golpe do DARF
“A impressão que se tem é que os criminosos estão sempre um passo à frente”.
“A impressão que se tem é que os criminosos estão sempre um passo à frente”. Foi assim que o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Fábio Raniel, se expressou ao abordar o golpe do Darf que, tentou vitimar a própria associação.
“Em um mundo cada vez mais digital, os criminosos estão sempre buscando novas maneiras de enganar os contribuintes, e estamos as voltas com o golpe que envolve o uso indevido do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Os golpistas têm utilizado e-mails falsificados para enviar cobranças fraudulentas de DARFs. O truque é fazer com que esses e-mails pareçam legítimos, muitas vezes usando endereços eletrônicos de escritórios de contabilidade conhecidos ”, disse o dirigente.
Raniel lembrou que esse golpe levou a Receita Federal a emitir alertas e, desta vez, a própria ACIG foi um alvo.
“Recebemos um e-mail, com a cobrança, mas estranhos a forma como nos foi enviada e, ao conferir o código de barras, confirmamos o golpe. É importante que todos estejam atentos, pois é um prejuízo que não tem ressarcimento. Eles usam o e-mail, utilizando endereços de escritórios de contabilidade legítimos e conhecidos., por isso todos devem estar atentos as orientações de segurança e informar sobre qualquer suspeita de golpe”, disse o dirigente.
Segundo a Receita Federal, “os criminosos se aproveitam da confiança que os contribuintes depositam em seus contadores e escritórios de contabilidade para aplicar o golpe. Eles enviam e-mails fraudulentos, muitas vezes em nomes de empresas sérias ou conhecidas e de contadores na região, com DARFs anexados”.
A aparência do documento é extremamente similar ao original, mas a armadilha está no código de barras, que, quando escaneado, direciona o pagamento para contas bancárias dos golpistas, ao invés de ir para os cofres públicos.
Fábio Raniel lembrou que a Receita Federal não manda DARFs por e-mail.
Dicas importantes para não cair em golpes
- Verificação de origem: Sempre verificar a autenticidade dos e-mails recebidos, especialmente aqueles que contêm documentos de cobrança.
- Desconfie de anexos: Nunca abra anexos de e-mails não solicitados, especialmente se vierem em nome de escritórios de contabilidade sem aviso prévio.
- Consulta Direta: Em caso de dúvida, entrar em contato diretamente com o contador ou escritório de contabilidade para confirmar a veracidade do documento.
- Verificação do Código de Barras: Conferir o código de barras dos documentos com os valores e informações correspondentes no site da Receita Federal antes de realizar qualquer pagamento. Certifique-se de que o código de barras confere com os dados fornecidos no Portal e-CAC ou diretamente com seu contador
- Desconfie sempre de qualquer e-mail da Receita Federal que não contenha ‘‘@RFB.GOV.BR’’, mesmo mensagens por WhatsApp, SMS e sites estranhos. A Receita Federal nunca envia e-mails com documentos anexados. E-mails suspeitos que não possuem o domínio oficial @rfb.gov.br devem ser imediatamente descartados.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.