Fábio Dias
12/12/2024
Garça 

Paróquia garcense iniciou ontem Tríduo de Santa Luzia

No próximo dia 13 de dezembro é comemorado pela Igreja Católica o Dia de Santa Luzia.

No próximo dia 13 de dezembro é comemorado pela Igreja Católica o Dia de Santa Luzia. A Paróquia de São Pedro Apóstolo já prepara as ações referentes a comemoração e convida todos os fiéis para o Tríduo de Santa Luzia que teve início ontem, dia 11 de dezembro. 

“A Paróquia São Pedro Apóstolo convida você e sua família para o Tríduo em honra a Santa Luzia, padroeira da visão e exemplo de fé”, publicou a Paróquia em suas redes sociais.

Conforme o divulgado, o tríduo acontecerá até amanhã, dia 13 de dezembro, às 19h30, no espaço da EMEI Prof.ª Samira El Adass, no Bairro Frei Aurélio.

“Venha celebrar conosco este momento de fé e devoção! Sua presença é muito importante para nós. Compartilhe com seus amigos e familiares para que todos possam participar dessa bela festa de fé! Santa Luzia, rogai por nós!”, finalizou a publicação da Paróquia.

Assim como ontem (11), hoje e amanhã (dias 12 e 13) haverá celebração da Santa Missa e, no sábado, dia 14 de dezembro, às 19 horas, está programada a Procissão seguida de Missa Solene.


A data

O dia 13 de dezembro marca duas importantes datas: a Igreja Católica celebra a festa de Santa Luzia, virgem e mártir de Siracusa – também conhecida como a protetora dos olhos e a sociedade comemora o Dia Nacional do Cego – data criada por decreto pelo então presidente da República, Jânio Quadros, em 1961 e tem como objetivo incentivar a solidariedade.

Santa Luzia nasceu na Itália, em Siracusa, no fim do século III, em uma família rica, que lhe ofereceu boa formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver em virgindade perpétua. Depois que seu pai faleceu, Luzia soube que estava prometida a um casamento. Sendo assim, ela quis um tempo para o discernimento. Então, convidou sua mãe para que fossem a Catânia, em romaria, em busca pela cura de sua mãe, que estava enferma.

Chegando lá, o milagre aconteceu e elas voltaram com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e aos sofrimentos pelos quais passaria dali em diante. Depois disso ela vendeu tudo, doou aos pobres e passou por várias perseguições de autoridades por querer se manter virgem, mas nenhuma ameaça a fez mudar de ideia e casar. De forma cruel, uma espada tirou a vida de Santa Luzia, decapitada em 13 de dezembro de 304.

Relatos contam que antes de matá-la teriam lhe arrancado os olhos. Por isso, ela é reconhecida pela vida que levou Jesus, a Luz do Mundo, até as últimas consequências, pois ela testemunhou diante dos acusadores dizendo: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Ainda segundo relatos, o episódio da cegueira, que a iconografia representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia/Lúcia derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural.

 

SERVIÇO.

Tríduo de Santa Luzia

- Datas e horários:

Dias 11, 12 e 13 de dezembro: Santa Missa às 19h30

Dia 14 de dezembro: Procissão às 19h, seguida de Missa Solene

Local: EMEI Prof.ª Samira El Adass, no Bairro Frei Aurélio, Garça

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.