Comunicação ACIG
15/08/2025
Garça 

Hospital São Lucas recebe Projeto Telescope que conecta UTIs do SUS a especialistas em terapia intensiva.

O Hospital São Lucas— gerido pela AHBB e parceira da Prefeitura — recebeu esta semana visita da equipe de teleconsultoras do Einstein Hospital Israelita, dentro do Projeto Telescope, iniciativa do PROADI-SUS que utiliza a telemedicina para conectar UTIs do SUS a especialistas em terapia intensiva.

O programa busca aprimorar protocolos clínicos, otimizar a gestão de leitos, reduzir o tempo de internação por meio de uma equipe multidisciplinar e garantir um cuidado mais seguro e humanizado aos pacientes.

As profissionais conheceram a estrutura do hospital e apresentaram o programa à equipe local, envolvendo médicos, enfermagem, fisioterapia, farmácia e gestão. A ação reforça o compromisso do município com o avanço da saúde e com a qualidade no atendimento à população.

PROADI-SUS - O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. 

Em 13 anos, os hospitais participantes do PROADI-SUS investiram cerca de R$ 7,9 bilhões de recursos próprios no SUS (valores correspondentes à imunidade aos tributos PIS, COFINS e Cota Patronal do INSS), com cerca de 750 projetos executados entre 2009-2022, com o objetivo de fortalecer o SUS por meio da transferência de sua expertise em temáticas de saúde.

Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.