Fábio Dias
21/01/2014
Garça 

Previdência Social completa 91 anos de serviço

Na próxima sexta-feira,a Previdencia Social estará completando 91 anos.

Na próxima sexta-feira,a Previdencia Social estará completando 91 anos. O marco do surgimento da Previdência Social é o dia 24 de janeiro de 1923, quando foi publicada a Lei Eloy Chaves, que determinou a criação de uma caixa de aposentadorias e pensões para ferroviários da região de Jundiaí (SP). Nesses 91 anos, a Previdência passou por várias fases, como a das caixas de aposentadorias e pensões, a dos institutos de aposentadorias e pensões, a do INPS, até chegar aos atuais Ministério da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No País, a Previdência desembolsa mensalmente cerca de R$ 27,14 bilhões para o pagamento de mais de 31 milhões de benefícios, como aposentadorias, pensões e auxílios. Já no Estado de São Paulo são pagos mensalmente R$ 7,4 bilhões, correspondentes a 6,9 milhões de benefícios.

Nos últimos anos, a Previdência Social se modernizou e se tornou mais acessível à população. Um exemplo são os serviços oferecidos ao público pela internet (www.previdencia.gov.br) e pela Central de Teleatendimento 135. Além desses canais de atendimento, o Instituto colocou à disposição da população outros serviços que facilitaram ainda mais a vida do trabalhador, como o reconhecimento automático de direitos, o envio de cartas para quem já tem as condições de se aposentar por idade e o Plano de Expansão da Rede de Atendimento, por meio do qual estão sendo criadas 720 novas agências no País. Em São Paulo, estão previstas a implantação de 100 novas agência. Dessas, 44 já foram inauguradas.

Dia do Aposentado – Além do aniversário da Previdência Social, na próxima quinta-feira (24) também é comemorado o Dia do Aposentado. No País, são mais de 17,5 milhões de aposentados. A economia de muitas cidades do País só sobrevive graças à renda mensal recebida por esses aposentados, que, no Estado de São Paulo, totalizam 4 milhões de pessoas.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.