Fábio Dias
28/02/2014
Garça 

Copa Garça de Kart 2014

Pilotos de Garça, Bauru, Dracena e Marília participaram da primeira etapa

    Pilotos de Garça, Bauru, Dracena e Marília participaram da primeira etapa da Copa Garça de Kart 2014, realizada na manhã deste domingo, 23, no Kartódromo da cidade. Além do excelente nível técnico dos competidores e das curvas do circuito, os pilotos tiveram que enfrentar um outro desafio: a chuva que ameaçou cair durante as provas. Mas ela não veio e a pista permaneceu seca, contribuindo para o desempenho de velocidade dos participantes e transformando as provas em um espetáculo de perícia e ultrapassagens alucinantes.

A Copa Garça de Kart 2014 possui quatro categorias: RD-A, RD-B, Parilla e 13HP . Conforme as regras da competição, foram premiados com troféus, os cinco primeiros colocados de cada uma delas, mas, todos os competidores, do primeiro ao último lugar, acumularam pontos para o campeonato, que terá ainda mais cinco etapas:  13 de abril; 15 de junho, 10 de agosto, 19 de outubro e a sexta e última etapa em 14 de dezembro.

Na categoria RD-A, o piloto de Marília, Philipe Hoore, Pole Position na tomada de tempo, caiu para a oitava colocação, após rodar na pista, na volta de número 18, e quem assumiu a liderança a partir daí, foi Antônio Francisco Oberlande Júnior, o Juninho, que venceu a categoria com o tempo de 15min59seg03. “Eu estava em segundo lugar, aí percebi que o primeiro colocado estava desconcentrado e senti que ele não iria terminar a corrida legal. Quando ele rodou, a vitória caiu no meu colo. Agora, nas próximas etapas, eu quero me manter, pelo menos, entre os três primeiros  para vencer a final do campeonato”.

A segunda corrida da manhã foi da categoria RD-B. Nivaldo Galhardi que largou em segundo e já nas primeiras voltas assumiu a liderança em uma ultrapassagem radical, saiu da prova na oitava volta por problemas mecânicos em seu kart. Quem venceu a disputa foi, o também mariliense, Hélio Shinsi Nagao, que completou as 25 voltas do circuito com o tempo de 16min35seg02. “Eu larguei na Pole, mas como na primeira curva não se ganha a corrida, eu tirei o pé e deixei o segundo e terceiro passarem e mantive a calma. Após assumir a liderança, até a metade da corrida eu estava tranquilo, mas, depois, o segundo colocado começou a chegar mais perto e eu tive que apertar o pé mais um pouco para vencer”.

Apenas um piloto participou da categoria 13 HP. Christiann Patrick Cappigrace, de Marília, não teve nenhum trabalho para conquistar os 15 pontos pela vitória. A bateria aconteceu junto à prova RD-B.

A manhã de disputas terminou com a categoria Parilla, a mais rápida da competição. Gustavo Cardoso, de Bauru, fez a Pole Position e manteve a liderança durante toda a bateria, mesmo assim, garantiu que a vitória foi suada. “A vida de piloto nunca é tranquila e a gente sempre anda no limite desde a primeira prova até a última, explorando o máximo a pista, mas graças a Deus deu tudo certo”. O piloto voltou para Bauru com a certeza de que irá disputar as outras etapas e elogiou o Kartódromo e o Kart Clube de Garça, organizador do evento. “É a segunda vez que participo de campeonatos aqui. Essa pista é magnífica! Acho que é a mais bem organizada e a mais limpa do interior. Gostaria de agradecer o pessoal do Kart Clube que nos acolheu muito bem desde o  começo”.

Foram 11 participantes na categoria Parilla, entre eles, João Barion Neto, que começou a correr de kart aos oitos anos e chegou a disputar a F-3000 Europeia, competindo com pilotos da Fórmula 1. Em Garça o piloto não teve sorte e abandonou a prova na 12ª volta. “Não deu desta vez, mas, com certeza vou continuar no campeonato. Estou aqui para me divertir e quebrar o kart faz parte da corrida. Acho que o mais importante é a amizade com o pessoal e a diversão. Os pontos desta prova eu vou ignorar e bola pra frente”.

Hélio Belini Júnior, presidente do Kart Clube de Garça, também considerou esta etapa um sucesso. “Tudo ocorreu dentro das nossas expectativas. As provas foram bem organizadas e extremamente competitivas. Penso que quem sai ganhando foi o público que assisti a corridas de muito boa qualidade, adrenalina e com pilotos de várias cidades. A gente, realmente, só tem que agradecer a todo mundo que participou. Gostaria de lembrar aos pilotos que ainda há a possibilidade de ingressar no campeonato, mas somente até a segunda etapa, no mês de abril, pois, a partir daí, não poderemos aceitar mais nenhuma inscrição”, finalizou Belini. 

 

Campeões da 1ª etapa da Copa Garça de Kart 2014

 

CATEGORIA RD-A

 

Classificação

Piloto

Tempo

Cidade - Estado

Antônio Francisco O. Júnior (Juninho)

15min59seg03

Garça - SP

Hamilcar Leal

16min03seg39

Marília - SP

João Achilles

16min04seg29

Garça - SP

Heleno

16min08seg34

Dracena - SP

Philipe Hoory

16min35seg51

Marília - SP

 

CATEGORIA RD – B

 

Classificação

Piloto

Tempo

Cidade - Estado

Hélio Shinsi Nagao

16min35seg02

Marília - SP

Mauro José de Sá

16min37seg59

Garça - SP

Gustavo Henrique R. Silva

17min03seg09

Garça - SP

Carlos Roberto Mattos

16min46seg31 (1 volta a menos

Garça - SP

Wandersom de Assis Cunha

11min52seg06 (8 voltas a menos

Garça - SP

 

 

CATEGORIA PARILLA

 

Classificação

Piloto

Tempo

Cidade - Estado

Gustavo P. Cardoso

15min50seg34

Bauru - SP

Marcelo Isaac

15min54seg90

Marília - SP

Heleno

16min00seg43

Dracena - SP

Artur Isaac

16min03seg12

Marília - SP

Paulo Henrique C. De Sá

16min05seg62

Garça - SP

 

CATEGORIA 13 HP

 

Classificação

Piloto

Tempo

Cidade - Estado

Christiann Patrick Cappigrace

17min08seg85

Marília - SP

 

 

Confira o calendário completo Copa Garça de Kart 2014

2ª etapa: 13 de abril

3ª etapa: 15 de junho

4ª etapa: 10 de agosto

5ª etapa: 19 de outubro

6ª etapa: 14 de dezembro

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.