Fábio Dias
08/04/2016
Garça 

Prefeitura de Garça elabora projeto voltado para combate da erosão rural

A preocupação com a questão ambiental cresce cada vez mais. E o poder público não pode ficar alheio a esse tema.

    A preocupação com a questão ambiental cresce cada vez mais. E o poder público não pode ficar alheio a esse tema. Questões como preservação, combate a erosão, preservação de rios e nascentes, entre diversos outros fazem parte hoje da agenda das administrações mais dinâmicas do país. Em Garça, várias ações focadas na questão ambiental estão em curso.

O prefeito José Alcides Faneco tem atuado diretamente nesse segmento, sendo hoje, pela quarta vez, presidente do Comitê de Bacias dos Rios Aguapeí e Peixe, órgão que reúne 87 cidades e que delibera sobre questões como saneamento, controle da poluição dos aquíferos, redução de perdas no abastecimento público, zoneamento de áreas inundáveis, contenção de inundações, controle de erosão e reflorestamento.

Dentro de um trabalho focado em questões ambientais, a Prefeitura Municipal de Garça vem pleiteando recursos para estabelecer um projeto de grande extensão, no qual será possível traçar um plano voltado para o controle de drenagem em áreas rurais, com foco principal no combate às erosões.

Essa solicitação de recursos está sendo feita junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). A habilitação do projeto garcense já foi aceita, com nota máxima e a expectativa é que a liberação dessa verba venha em breve, já que a Prefeitura buscou seguir todas as regras estabelecidos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo) e pelo próprio Comitê de Bacias.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), Mauro da Costa Val, um dos elaboradores do projeto, essa solicitação de Garça foi feita pensando na importância de se intervir adequadamente nos circuitos das águas, sendo que, no que se refere às áreas rurais, a maior demanda é quanto a se evitar as erosões.

Garça está localizada no planalto ocidental paulista e o solo local é altamente erodível. Diante dessa realidade, um projeto focado no combate e prevenção à erosão é algo amplamente necessário.

" É importante saber que essa é apenas uma primeira etapa: fizemos o projeto para obter recursos do Fehidro para elaborar o plano e depois o que o plano vai trazer? Ele vai fazer um diagnóstico da situação nas microbacias de Garça. Ele vai ver o uso de solo atual, onde tem e não vegetação, onde tem processos erosivos ativos. Vai identificar isso, vai fazer uma lupa. Vai dar detalhes dessas áreas. Para isso, há uma série de mapas que vão ser produzidos, talvez mapa de disponibilidade hídrica, mapa de solo, mapa de erosões, mapa de classificação de uso de solo, da rede hídrica, entre outros. Isso tudo vai embasar e dar condições de outros projetos serem feitos para outros fins específicos", explicou Costa Val.

Segundo o diretor, três incentivos fundamentais foram oferecidos para que a equipe que elaborou o projeto pudesse dar continuidade a esse trabalho e avançar em busca de um plano concreto sobre a questão da erosão em áreas rurais do município. "Primeiramente, tivemos o apoio irrestrito do prefeito Faneco para que pudéssemos dar o encaminhamento político nesse sentido. Também tivemos dois apoios em áreas específicas muito importantes: o da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do secretário Alberto Baracat, e do SAAE, através do diretor superintendente, Ari Marino", apontou.

Segundo Costa Val, caso efetivamente o projeto seja beneficiado pelo Fehidro, vários segmentos serão beneficiados, principalmente os proprietários e produtores rurais. Ele lembrou que já um trabalho importante em curso nesse segmento, realizado através da Associação de Produtores Rurais do Alto Aguapeí e Peixe.

"Já vem sendo feita essa organização setorial produtiva, algo que é importante. Se o proprietário, se quem planta ali não estiver participando, nós não vamos alcançar o objetivo. É muito necessário promover o envolvimento de quem mora nesses locais. Nós pedimos dinheiro para elaborar um plano. Correndo tudo bem, no ano que vem vamos receber esse recurso para fazer o plano e solicitar a participação dos proprietários beneficiários para participar, desde o início, da elaboração dele", complementou.

 

Legenda da foto

 

Erosão_01 — Projeto de combate às erosões apresentado por Garça se deu no âmbito do Comitê de Bacias do Aguapeí e Peixe.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.