Fábio Dias
27/07/2016
Garça 

Notícias - GarçaPosto de leite realiza "Semana de Aleitamento Materno" em agosto

Na próxima segunda-feira, dia 1.º de agosto tem início a "Semana Mundial de Aleitamento Materno" que prossegue até o dia 7 de agosto e traz, neste ano, o tema "Presente Saudável, Futuro Sustentável - “ Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável". 2016 comemora o início dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na próxima segunda-feira, dia 1.º de agosto tem início a “Semana Mundial de Aleitamento Materno” que prossegue até o dia 7 de agosto e traz, neste ano, o tema “Presente Saudável, Futuro Sustentável – Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”. 2016 comemora o início dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a enfermeira Maria Isabel de Oliveira, do Posto de Coleta de Leite Humano em Garça, o objetivo do tema proposto é possibilitar que o movimento em prol da amamentação se conecte com uma variedade de questões relativas ao desenvolvimento ao longo dos próximos 15 anos (2030), pois o aleitamento materno está intimamente ligado aos ODS de várias maneiras.

“O trabalho do Posto de Coleta de Leite Materno é contínuo. Nós estamos sempre orientando as mães, as gestantes e acompanhando o desenvolvimento no sentido de que, além da amamentação, que algumas mães se tornem doadoras de leite materno. Nesta semana em particular, quando o mundo se volta para o assunto, nós vamos intensificar o trabalho de conscientização da população sobre esse importante trabalho desenvolvido pelo posto e também para incentivar que outras mães se tornem doadoras”, falou a enfermeira.

Maria Isabel lembrou que o Posto de Coleta de Leite Humano de Garça existe há mais de uma década, e é muito importante que toda a população saiba sobre o trabalho realizado.

“Entre 1.º e 7 de agosto estaremos realizando várias atividades, com envolvimento de todas as unidades de saúde de Garça”, frisou a enfermeira.

Para ser uma mãe doadora basta entrar em contato com o Posto de Coleta, à Rua Brigadeiro Machado, 244, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, telefone 3471 0999, ou diretamente na Unidade de Saúde mais próxima que fará o encaminhamento para a captação.

Lembrando a historicidade da ‘Semana Mundial de Aleitamento Materno’, Maria Isabel conta que ela foi instituída em 1992 e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“O objetivo sempre está voltado para facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. Neste ano todo o material da Semana Mundial de Aleitamento Materno irá abranger as principais áreas de relação entre a amamentação e os ODS ao longo de 5 grandes temas que são: Nutrição / segurança alimentar; Saúde, bem-estar e sobrevivência; Meio ambiente e as alterações climáticas; Produtividade, capacitação e proteção social; Parcerias sustentáveis e Estado de direito”, comentou a enfermeira.

A relação entre a amamentação e cada um dos ODS pode parecer óbvia para os defensores da amamentação, mas é preciso também explicar essa relação a todos os que trabalham com os ODS, visando compartilhar esses laços e fazendo do aleitamento uma causa comum.

O logotipo representa uma “tríade” de dois adultos e uma criança, o que reforça a importância do apoio social à amamentação. As proporções e as formas entre os dois adultos foram equalizadas para simbolizar a igualdade, a equidade e o ato colaborativo de carinho. O novo design coloca a criança e os cuidadores no centro.

O logotipo foi desenhado por Ammar Khalifa e encomendado pela WABA- Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, que detém os direitos autorais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 envolverá mais de 120 países, considerando-se as iniciativas e esforços globais relacionados com o tema. O aleitamento materno é a garantia de um bom desenvolvimento da criança, principalmente do nascimento até os seis meses de idade. 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.