Fábio Dias
29/03/2018
Garça 

Conselhos gestores das unidades de saúde de Garça serão eleitos em abril

Na semana que vem, já no mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde vai eleger os conselhos gestores das unidades de saúde.

Na semana que vem, já no mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde vai eleger os conselhos gestores das unidades de saúde. Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação, a pasta está convidando os munícipes para conhecerem e atuarem no CGU - Conselho Gestor da Unidade de Saúde de Garça. 

De acordo com o informado, a cidade tem 12 unidades de saúde, mas conta com 13 equipes, e cada uma elegerá o seu conselho, que pode ser composto por até 16 membros, sendo oito titulares e oito suplentes, eleitos por votação direta entre seus pares.

“Tem vaga nos conselhos, oito usuários eleitos pela sociedade civil, quatro trabalhadores da saúde eleitos por seus colegas e quatro profissionais da gestão que serão previamente indicados. O Conselho Gestor de Unidade consiste numa estratégia de participação social organizada que permite que a população, juntamente com trabalhadores e gestores de saúde compreendam a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e participem ativamente de discussões, proposições e planejamentos que contribuam para a melhoria dos serviços de saúde locais”, divulga assessoria.

Regulamentado pela Lei Federal 8.042/1990 e pela Lei Municipal n° 4.541/2010, o Conselho Gestor é a oportunidade que toda a população tem de participar ativamente da organização e funcionamento da sua unidade de saúde, reivindicando direitos, mas também compreendendo responsabilidades e deveres.

É importante lembrar que o SUS é resultado de mobilização popular e não se pode perder este aspecto, o que só é possível através de uma gestão transparente e compartilhada.

Além de atuar junto das suas Unidades, os representantes do Conselho Gestor também terão direito a participar das discussões junto ao Conselho Municipal de Saúde, órgão que está em pleno funcionamento em nosso município.

Até o dia 29 todas as unidades estarão trabalhando na divulgação das eleições para o Conselho, esclarecendo o que é e como vai funcionar o CGU.

 

Como participar 

 

Do dia 2 ao dia 6 de abril, todos os interessados poderão se candidatar através de inscrição na Unidade de Saúde a que pertencem. Esses nomes serão divulgados na Unidade e na comunidade, sendo que entre os dias 9 e 13 de abril, acontecerão as eleições diretas, quando todo munícipe poderá ir à sua Unidade de Saúde e votar em seus candidatos favoritos.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.