Fábio Dias
02/04/2018
Garça ACIG 

DDM apresenta CapeVido no Dia Internacional da Mulher

No último dia 27 de março, durante evento na Câmara Municipal que homenageou mulheres garcenses, a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher em Garça (DDM), Darlene Rocha Costa (uma das homenageadas), falou sobre o Projeto CapeVido - Centro de Apoio para Envolvidos em Violência Doméstica- inaugurado no início do mês de março (dia 8) com o objetivo de interromper o ciclo da violência doméstica.

No último dia 27 de março, durante evento na Câmara Municipal que homenageou mulheres garcenses, a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher em Garça (DDM), Darlene Rocha Costa (uma das homenageadas), falou sobre o Projeto CapeVido - Centro de Apoio para Envolvidos em Violência Doméstica- inaugurado no início do mês de março (dia 8) com o objetivo de interromper o ciclo da violência doméstica. O projeto foi lançado pela Delegacia de Defesa da Mulher de Garça no Dia Internacional da Mulher, e segundo a delegada Darlene, o mesmo é uma iniciativa pioneira na região, pois vai além do registro de boletins de ocorrência.

“É necessário um amplo trabalho preventivo para quebrar o ciclo da violência que atinge, não apenas as mulheres, mas também crianças e adolescentes”. 

A delegada explicou ainda que para evitar a reincidência dos casos de agressão, o CapeVido propõe prestar também atendimento ao agressor.

“Vamos deixar aberto aos homens autores das agressões a oportunidade de participarem do programa”.

Nos casos onde a violência é gerada pelo consumo excessivo de álcool, o programa poderá providenciar o encaminhamento do agressor para tratamento especializado.  

Para as vítimas, o CapeVido tem o intuito de oferecer uma atenção multidisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicológica, jurídica, pedagógica e enfermagem. Para tanto, a DDM buscou parcerias com a FAEF e com a Prefeitura de Garça, por meio dos programas oferecidos pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social, como o CAPs (Centro de Apoio Psicossocial), CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), dentre outros. 

Segundo o divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o Fundo Social de Solidariedade colaborou com a reforma para tornar a delegacia mais bonita.

“Por meio de doações, nós pintamos a frente da delegacia e colaboramos com pequenos reparos. Eu entendo que vale muito a pena apoiar esse projeto, pois acredito na capacidade do acolhimento e da humanização e, principalmente, acredito que todo mundo mereça uma segunda chance”, explanou a esposa do prefeito João Carlos dos Santos, e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Furlaneto dos Santos.

A DDM também encontrou parceria no Rotaract que colaborou com a pintura e a doação de brinquedos para a brinquedoteca, explicou a vereadora Deyse Serapião.  

O projeto foi elogiado por todas as autoridades que prestigiaram o evento de lançamento, entre elas o delegado Diretor do Deinter 4, Marcos Buarraj Mourão; o Delegado Seccional de Polícia de Marília, Wilson Carlos Frazão; o delegado coordenador da Central de Polícia Judiciária, José Carlos Costa, a delegada titular da DDM de Bauru, Priscila Bianchini Alferes, assim como pelas autoridades representantes da Polícia Militar.

A professora da Academia de Polícia, Dra. Tereza Cristina Albieri Baraldi, uma das idealizadoras do projeto, falou sobre a importância desse passo inicial. “Pretendemos que este projeto se torne um programa para abrigar, pelo menos, de três a quatro projetos em áreas diferentes da violência contra a mulher e da violência doméstica. Nós entendemos que a violência doméstica é uma matriz muito significativa da criminalidade em geral, pois os nossos estudos nos levam a acreditar que a criminalidade maior nasce dos conflitos familiares”. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Administração)

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.