Lucas Dias
31/10/2018
Garça 

Finados expectativa é de milhares de pessoas no Cemitério Santa Faustina


Nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, é comemorado o Dia de Finados e a expectativa é que milhares de pessoas passem pelo Cemitério Santa Faustina em Garça.  

Nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, é comemorado o Dia de Finados e a expectativa é que milhares de pessoas passem pelo Cemitério Santa Faustina em Garça.  O movimento se intensifica a partir desta quinta-feira, quando a comunidade católica comemora o Dia de Todos os Santos.

É dia de homenagear a memória de parentes ou amigos. O único cemitério da cidade foi inaugurado no final da década de 20, e tudo parece pronto para receber os visitantes, sendo que a expectativa é que o número de pessoas que passem pelo local neste ano seja maior que no ano passado, devido, principalmente, ao feriado prolongado.

A limpeza de túmulo ou a colocação de flores continua a ser liberada pela administração, sendo vedada, neste momento, apenas a construção ou melhorias nos jazigos.

O horário de abertura do cemitério, desde o início da semana, tem sido às 7 horas e o espaço tem fechado os portões um pouco mais tarde, por volta das 19 horas, para que os visitantes possam prestar sua homenagem com maior tranquilidade.

Aqueles que tiverem dificuldades em localizar o túmulo de um ente querido basta que levem o nome correto do falecido e a equipe do Cemitério Santa Faustina conseguirá localizar o túmulo.

Em Garça o primeiro sepultamento ocorreu no dia 1. º de junho de 1929, quando o corpo de um jovem de 18 anos, cujo nome está registrado como Gonçalves, foi enterrado no local. O túmulo da menina Irma é um dos mais visitados.

É importante lembrar que as pessoas precisam tomar os cuidados necessários para evitar o acúmulo de água em vasos de plantas. Tudo para evitar a proliferação do mosquito da dengue, eliminando os criadouros.

Os administradores do cemitérios a equipe da Secretaria de Saúde orientam que as pessoas optem por levar arranjos de flores artificiais (plástico) devido a sua durabilidade e, principalmente, por não precisar ser regadas com água que, se acumulada em vaso ou suporte, permite a proliferação das larvas do mosquito da dengue (Aedes aegypti).


A preocupação não deverá ser apenas com os vasos de flores, mas também com objetos como pratos e suporte para vela, copos plásticos, garrafas PET e sacolas. Esses aparatos também merecem atenção e devem ser colocados em local adequado.

“Se cada um fizer sua parte e não deixar objetos que possam se tornar criadouros, o mosquito não terá onde colocar seus ovos e evitará a sua proliferação”, alerta o setor de saúde do município.

Ambulantes legalmente autorizados pela Prefeitura vão comercializar produtos diversos na área em frente ao Cemitério. Flores e velas são dois itens básicos, mas também haverá a oferta de lanches, salgados, frutas e refrigerantes.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.