Lucas Dias
31/10/2018
Garça 

Vestibulinho Etecs 2019: abertas inscrições para prova do primeiro semestre


Processo seletivo tem como novidade articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior em cinco anos; exame será aplicado em 16 de dezembro

Vai até 12 de novembro o prazo das inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2019. São 80 mil vagas em diversas modalidades de ensino oferecidas em todo o Estado. O exame será aplicado em 16 de dezembro e a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br até as 15 horas do último dia. É necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 30 em dinheiro em qualquer agência bancária.

Em Garça são disponibilizadas vagas para cursos na Etec Monsenhor Antônio Magliano e Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros – Escola Agrícola.

Na Etec Monsenhor Antônio Magliano são 400 vagas em nove cursos, sem contabilizar as vagas remanescentes.

Os interessados no Curso Técnico em Enfermagem devem ter idade mínima de 18 anos a completar até o dia 31 de janeiro de 2019.

Nos 2º e 4º módulos do referido curso técnico, o estágio curricular supervisionado será no período diurno, em instituições de saúde públicas e/ou privadas fora da Etec / Extensão de Etec.

O Curso de Técnico em Enfermagem, quando oferecido no período noturno, contará com aulas práticas obrigatórias aos sábados. Nos 2º e 4º módulos do referido Curso Técnico, o estágio curricular supervisionado será no período diurno, em instituições de saúde públicas e/ou privadas fora da Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada). A Etec em Garça oferece 40 vagas.

Já para a Escola Agrícola são oferecidas 70 vagas, sendo 35 no período noturno para o curso de Agroindústria e 35 para o curso de Agropecuária – Integrado ao Ensino Médio – período integral.

Para as modalidades com Ensino Médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Já os que pretendem fazer apenas o Ensino Técnico precisam ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio.

A principal novidade deste Vestibulinho é a Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS). O estudante poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e superior Tecnológico – atualmente, são necessários seis anos.

O ingresso na nova modalidade ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas, que, além das três mil horas regulares do curso, terá mais 200 horas de atividades práticas dentro de empresas do setor de tecnologia. Ao concluir esse ciclo de três anos, o aluno poderá completar o curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em mais dois anos de estudo, em uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec).


Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a candidatos oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.

O candidato deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição e/ou informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, que não será realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas.

Pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame. O Manual do Candidato está disponível para download em www.vestibulinhoetec.com.br.

 

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.