Lucas Dias
14/12/2018
Garça 

Virada Cultura Paulista 2018 – Experimente SP recebe balanço positivo da gestão

 

Garça recebeu pela primeira vez a Virada Cultural Paulista 2018 – Projeto Experimente SP, realizada no último final de semana, dias 8 e 9, na Concha Acústica do Lago Artificial J.K. Williams de Garça.

Garça recebeu pela primeira vez a Virada Cultural Paulista 2018 – Projeto Experimente SP, realizada no último final de semana, dias 8 e 9, na Concha Acústica do Lago Artificial J.K. Williams de Garça. O município foi uma das 15 cidades de mesmo porte a receber esse experimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e produzido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria, em coprodução com a Prefeitura Municipal de Garça.

“A realização da Virada Cultural Paulista - Projeto Experimente SP foi consolidada como algo muito importante em nossa cidade e nos credencia, nos qualifica e nos coloca em relevo na questão cultural do estado”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Suzy Mey Truzzi.

A secretária explicou ainda sobre como foi realizada a organização do evento.

“A Secretaria Estadual de Cultura é a responsável pela totalidade estrutural do evento, ou seja, efetivar a contratação dos músicos e artistas, incluindo dois grupos locais, como também pelas questões de sonorização e iluminação, restando, por fim, uma pequena participação do município como contrapartida. Gostaria de destacar a qualidade da equipe que atuou em Garça, tanto da Secretaria de Cultura, quanto das pessoas que atuaram voluntariamente. Em nome de Washington Martins e Eduardo Cabrini eu gostaria de agradecer a todos que colaboraram”, disse Suzy.

A programação da Virada Cultural Paulista foi variada, totalmente gratuita e contou com apresentações locais e nacionais. Além de música, a expressão artística mais tradicional do evento, a Virada também recebeu apresentações de teatro.

No palco da concha acústica se apresentaram: Grupo de Choro da Escola Municipal de Cultura Artística (Emca) “Amélio ‘Naná’ Zancopé”; Orquestra de Violeiros de Garça; Eliana de Lima; Nanda Queiroz; As Dianas; Eletric Hendrix Ensemble; Jeanne Darwich; Z’ África Brasil.

Já na Biblioteca Municipal as apresentações de teatro foram: “Pedro Malazartes – Contação de histórias”; “Carta ao Pai” e Mal Dito.

Ainda segundo a secretária Suzy Mey, existe uma perspectiva muito grande de Garça receber novamente o evento em 2019. “Estamos muito otimistas, mas sabemos que uma nova edição da Virada Cultura em Garça dependerá também dos rumos da Política Cultural Estadual que passa por uma transição de mudança de governo. Nós cumprimos a nossa missão. Cumprimos o desafio, porque o recebemos esse presente em um curto espaço de tempo, e tínhamos que organizá-lo na cidade. Estamos muito felizes com o resultado e fomos elogiados pelo espaço do Lago e pela organização local”.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.