Lucas Dias
15/02/2019
Garça 

Horário de verão termina neste sábado (16)

Amanhã o garcense e moradores de 10 estados e do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em 1 hora

A meia noite de amanhã, sábado, dia 16, ou zero hora de domingo, dia 17 (como preferirem) chega ao fim mais uma edição do horário de verão. Os relógios dos garcenses e de moradores de 10 estados e do Distrito Federal deverão ser atrasados em 1 hora.

O horário adiantado estava valendo desde o dia 4 de novembro. Dessa vez, a duração do sistema foi mais curta do que em outros anos, visto que, geralmente, o início ocorre no terceiro domingo de outubro. A mudança na data de começo aconteceu por causa do segundo turno das eleições, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O principal objetivo do horário de verão é a redução da demanda por energia elétrica no final da tarde durante os dias em que anoitece mais tarde. O benefício se dá para o sistema de geração de energia brasileiro e atinge todo o sistema elétrico, beneficiando o consumidor final.

Segundo especialistas, a matemática é simples: com o dia mais longo, é possível aproveitar a luz do dia por um período maior de tempo. Uma das vantagens está em retardar acionamento da iluminação pública.

Desta forma alivia-se um pouco a carga das usinas em pelo menos quatro meses do ano, evitando assim o acionamento de térmicas e, consequentemente, o aumento no valor da conta de luz.

Moradores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo deverão reajustar os ponteiros dos relógios. Especialistas defendem que é necessário ficar atento aos celulares, a fim de que as pessoas vejam se houve atualização automática ou não do horário.

A alteração do horário que acontece em alguns estados começou a vigorar em 1931. O objetivo do governo era promover uma economia de energia.

Entretanto, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), por exemplo, entende que a alteração nos relógios não se justifica mais. Em 2017, o governo federal chegou a revelar que pretendia acabar com o horário de verão, mas no ano passado a medida acabou sendo implementada, como de costume.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.