Lucas Dias
19/02/2019
Variedades 

SP 294 está na reta da privatização e deve ganhar pedágios

A rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, mais conhecida como SP 294, que é a principal via de acesso entre as regiões de Bauru e Panorama, foi incluída em um lote de concessões lançado na sexta-feira, 15, pelo governador João Dória (PSDB). Essa é a principal via que atende a região de Garça e, até agora, vinha sendo preservada da "epidemia de pedágios" que assola o Estado nos últimos anos.

A rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, mais conhecida como SP 294, que é a principal via de acesso entre as regiões de Bauru e Panorama, foi incluída em um lote de concessões lançado na sexta-feira, 15, pelo governador João Dória (PSDB). Essa é a principal via que atende a região de Garça e, até agora, vinha sendo preservada da "epidemia de pedágios" que assola o Estado nos últimos anos.
A rodovia deve integrar programa de investimentos por empresas privadas que serão remuneradas pela implantação de pedágios, a exemplo do que ocorreu com a SP 333 e a entrevias.
O mapa da privatização, com a projeção de obras e praças para os pedágios, ainda não foi divulgado. A previsão era de que ontem, segunda-feira (18), a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) abrisse para consulta pública do edital, mas nada foi divulgado até o final da tarde. Nesta fase a população pode enviar contribuições por 30 dias.
A concessão deve envolver ainda audiências públicas, quando será possível questionar pontos do contrato. A privatização da SP 333, que provocou e ainda causa muito polêmica em função da localização de um pedágio, passou praticamente sem participação dos moradores atingidos e hoje gera série de disputas judiciais.
Em todo o trecho a cobrança dos pedágios deve gerar R$ 2 bilhões em ISS (Imposto Sobre Serviços) para prefeituras no entorno das rodovias. A Prefeitura de Marília recebeu, em apenas seis meses da operação da Entrevias, cerca de R$ 350 mil.
Segundo o anúncio oficial da concessão, os investimentos devem girar em torno de R$ 9 bilhões num período de 30 anos. O projeto inclui obras de ampliação e modernização da infraestrutura de 1.201 quilômetros de rodovias, sendo que 417 quilômetros de vias serão duplicados. O novo lote ligará a região de Campinas, desde Piracicaba até Panorama.
O modelo tarifário da nova licitação terá redução de até 20% no valor do pedágio das praças atualmente operadas pela Centrovias e desconto adicional de 5% para quem usar o sistema eletrônico de tag.
Além disso, a nova concessão prevê tarifa flexível por fidelidade, com desconto progressivo para usuários frequentes, e a possibilidade de implantação do sistema Ponto a Ponto, no qual usuários pagam por trecho percorrido.
A concessão prevê compensação de emissões de gás carbônico decorrentes da operação, que poderá ser viabilizada com a utilização de veículos e equipamentos nos seus serviços de operação movidos à energia limpa; praças de pedágios e iluminação abastecidas com energia solar, entre várias outras práticas.
O novo lote, entre Piracicaba e Panorama, é composto pela malha de 218 quilômetros atualmente operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, cujo contrato vence este ano, além de 983 quilômetros operados pelo DER-SP que passarão a receber todas as modernizações do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.
Serão incluídos ainda trechos das rodovias SP 304, SP 308, SP 191, SP 197, SP 310, SP 225, SP 261, SP 293, SP 331, SP 284 e SP 425.
Entre as intervenções previstas estão duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos urbanos, obras que melhoram a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Também serão implantados acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.
O projeto prevê, ainda, que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de novas demandas.
A concessionária deverá equipar as rodovias com Wi-fi dedicado (rede de dados sem fio) ao longo de toda a malha a fim de levar ao usuário informações sobre o sistema, atualizando-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito, além de possibilitar o acionamento de socorro médico e mecânico.
As rodovias serão totalmente monitoradas por câmeras inteligentes e haverá pesagem em movimento para a fiscalização de veículos.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.