Fábio Dias
19/03/2019
Garça 

Frabetti: “Dinheiro do MIT será utilizado para colocação de dois banheiros no parquinho”

Na discussão do requerimento apresentado pelo vereador Antônio Franco dos Santos Bacana

Na discussão do requerimento apresentado pelo vereador Antônio Franco dos Santos Bacana, sobre os banheiros localizados próximos do parquinho no lago artificial, o vereador Rafael Frabetti (DEM) informou que o dinheiro referente ao MIT (selo de Município de Interesse Turístico – conquistado por Garça) também será utilizado para a colocação de dois banheiros no local.

“Da última vez que conversei com a secretária a respeito do MIT fui informado sobre a colocação de dois banheiros. A informação que tive que foi apresentado um projeto para os primeiros 600 mil reais do MIT, que engloba dois banheiros. A respeito dos banners, enforca-gato, é impossível manter por causa do vandalismo que lá é impressionante. Cerejeiras quebradas. Banners que explicam funcionamento toda semana são arrancados. Infelizmente a gente também depende de uma parte pequena da população que prefere destruir que cuidar”, disse ele.

Marcão do Basquete (PROSS), num aparte, lembrou um ato de vandalismo, no qual jogaram areia dentro do vaso sanitário até a borda.

Segundo Frabetti, não há Poder Executivo que aguenta ficar todo dia cuidando do vandalismo praticado por alguns.

“A Administração tem a responsabilidade dela e sabemos disso, mas as pessoas precisam colaborar. Para que não ocorra mais esse tipo de vandalismo. E ficar corrigindo toda a semana. Espero que o banheiro do MIT seja colocado nesse local”, disse ele.

Bacana discordou de Frabetti e disse que faz três meses que não realizam nada no local.

“Discordo do vereador que é toda semana que arrumam. Ali faz três meses que não se faz nada, isso é desculpa para boi dormir, cada um na sua função. O que precisa é cuidar e quando não cuida acaba, essa é a função. As pessoas são eleitas para isso e não inventar desculpa. É só pedir para a sociedade. É só imposto, taxa, multa, jogando tudo para a sociedade. Daqui a pouco vão pedir para a sociedade colocar uma torneira lá, colocar o enforca-gato, limpar. Vamos fazer o dever de casa. Cadê o pessoal que faz o trabalho. Vamos instalar uma câmera, o Conseb’s não tem câmera? Já vi matéria que tem câmera, então as câmeras estão no lugar errado que não estão pegando”, falou ele.

Bacana falou que a sociedade tem que pagar o salário do prefeito, dos vereadores, dos secretários e agora tem que fiscalizar.

“É tudo para a sociedade então. Essa reivindicação não é minha, é da sociedade. Vamos falar para a sociedade ir lá agora. A sociedade paga os impostos, faz tudo e vamos colocar mais isso para a sociedade. Ela vai pegar um rastelo e limpar. Se o enforca gato quebrar toda a semana tem que arrumar”, falou.

O edil questionou se a sociedade tem que fazer o serviço do Executivo.

“Vamos tem um pouco mais de responsabilidade, vamos parar de jogar tudo em cima da sociedade. Vamos dar mais segurança e lazer para a sociedade. Vamos vir aqui na Câmara e falar que vamos dar mais para a sociedade. Vir na tribuna e pedir para a sociedade fiscalizar. O gente!!! Tem dó vai”.

De volta à tribuna Frabetti disse que jamais vai tratar vândalo como sociedade. Vândalo, como frisou ele, é vândalo.

“O vereador tentou distorcer o que eu disse, eu tive educação em casa e eu não vou tratar vândalo como sociedade. Vândalo é vândalo. A pessoas que cuidam do nosso município é sociedade. Agora comparar sociedade com vândalo não. A sociedade precisa ajudar o município sim. A gente como sociedade tem essa função. O problema é esse, pessoas que defendem o vandalismo ajudam a criar essas situações. Existe diferença grande. Sociedade civil não vai destruir nada. Quem destrói é vândalo e eu não vou passar mão na cabeça de vândalo. Vândalo tem que cobrar sim. Sociedade tem que fiscalizar sua redondeza. Tem que ajudar sim. Ali não é a sociedade que quebra, são vândalos. Quem destrói, quebra árvore, é vândalo. Posicionamento demagógico é complicado, vândalo tratado com coitadinho eu não vou permitir. O vândalo não se preocupa não. Destrói o ponto turístico. Temos que nos preocupar com o vandalismo na nossa cidade e não passar a mão na cabeça”, disse ele.

Para Bacana, Frabetti está apenas fazendo o papel (muito mal, segundo ele) de defesa do Executivo.

Pedro Santos (DEM) comentou que a discussão em torno dos banheiros próximos ao parquinho tem se tornado corriqueira na Casa de Leis.

“Na próxima semana entra outro requerimento meu, em relação ao que o Conseb’s reformou e que fica trancado sem acesso à população. É uma situação delicada. Tem também um banheiro no terrão do terrão no Araceli, pois os vizinhos estão reclamando que o pessoal vandaliza. Os banheiros hoje fazem um papel essencial, porém têm levado dor de cabeça onde são implantados. No Araceli, no centro, Jardim Paineiras (três portas, já quebraram os cadeados). Existe o dever da Prefeitura de manter, se colocou tem que cuidar, mas também existem as pessoas que quebram. No Jardim Paineiras quebraram a pia. Tem os dois lados. Um benefício que seria para a população fica a desejar devido meia dúzia de pessoas”, finalizou ele, encerrando o assunto (pelo menos na sessão de ontem de manhã).


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.