Fábio Dias
05/04/2019
Garça 

E- SOCIAL: começa em abril envio de dados de empresas do Simples Nacional

Começa este mês o processo de migração das empresas optantes pelo Simples Nacional

Começa este mês o processo de migração das empresas optantes pelo Simples Nacional ao sistema eSocial, que concentra em uma única plataforma dados trabalhistas, fiscais e previdenciários fornecidos pelas companhias. Segundo o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig), Fábio Dias, esta é a fase de maior adesão.

“Nós tivemos conhecimento que, somente em janeiro deste ano, foram feitos Pedidos de Opção pelo Simples para 651.572 empresas. São dados da Receita Federal, dados que não se pode ignorar. Já são quase 12 milhões de empresas optantes e que serão inseridas no cenário do e-Social no mês de abril deste ano”, falou ele.

Dias salientou que neste mês, no dia 30, encerra o prazo da entrega das declarações de Imposto de Renda, o que pode sobrecarregar, em muito, os sistemas da Receita Federal após início da segunda quinzena do mês.

O processo de migração dos dados para a nova plataforma do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas – E-Social, dos dois primeiros grupos, ainda estão, em andamento.  O 1º grupo (empresas com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00. Estas entidades são aquelas integrantes do grupo dois do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634/2016) está no envio da quarta fase, o 2º Grupo (empresas com faturamento no ano de 2016 até 78.000.000,00 e que não sejam optantes pelo Simples Nacional) está no envio da terceira fase e o terceiro grupo, conforme acima destacado, entrará na primeira fase.

Especialistas salientam a importância em acelerar as entregas (IR) e cadastros (1º fase e-Social) ainda nas primeiras duas semanas do mês de abril para evitarmos multas e perda de tempo com ajustes no relacionamento com o Fisco.

“A Acig oferece o serviço de Certificado Digital. É importante que tirem o documento para Pessoa Jurídica e Física ao mesmo tempo para que as declarações de Imposto de Renda possam ser feitas de forma facilitada já com a Declaração pré-preenchida da Receita Federal”, falou o gerente.

Antes de enviar, todos os dados devem ser conferidos pois quaisquer informações lançadas no sistema da folha de pagamento deverão ser direcionadas para o portal do eSocial. Caso alguma esteja incompleta, o sistema impede a continuidade no envio das informações, gerando um histórico de pendências.

Todas as alterações na folha de pagamento deverão ser acompanhadas até o retorno do portal do eSocial.  As empresas que não conseguirem enviar os dados no prazo precisam se adequar.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.