Fábio Dias
05/04/2019
Garça 

Reativação da ferrovia: TCU dá aval para empresa Rumo renovar concessão

Matéria publicada no Jornal Valor no último dia 3 de abril coloca que o Tribunal de Contas

Matéria publicada no Jornal Valor no último dia 3 de abril coloca que o Tribunal de Contas da União deu aval para a empresa Rumo renovar a concessão, o que vai ao encontro da reativação da ferrovia.

Coincidentemente foi no mesmo dia em que a empresa Rumo arrematou a concessão da Ferrovia Norte-Sul, um trecho de mais de quatro mil quilômetros desde a região norte do país até a cidade de Estrela do Oeste, no interior de São Paulo.

Segundo a publicação, "o Tribunal de Contas da União (TCU) acaba de concluir uma análise técnica sobre a renovação antecipada do contrato da malha paulista e não colocou nenhum obstáculo à assinatura de um termo aditivo". 

Mas o que isto tem a ver com a nossa região? 

A empresa citada, a RUMO, é a que pretende reativar a malha paulista que cruza todo o interior de São Paulo até o porto de Santos, e passa por Garça e região. Os investimentos devem ser da ordem de R$ 7 bilhões em troca de 30 anos adicionais de concessão. O contrato atual vence em 2028.

O processo foi encaminhado para manifestação do procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público junto ao TCU, e agora precisa ser apreciados pelos Ministros do tribunal em plenário.

Um dos batalhadores para a reativação da ferrovia é o Deputado Estadual Reinaldo Alguz que se manifestou sobre o assunto.

"Recebemos hoje, com muita alegria, uma ótima notícia para o povo paulista. O TCU concluiu sua análise técnica, abrindo caminho para que a malha ferroviária paulista seja reativada. Esse parecer atesta a legalidade da proposta e a relevância para o interesse público. Isso possibilitará, finalmente, destravar investimentos de cerca de 7 bilhões. A reativação da malha trará investimentos sem precedentes para o Oeste e Noroeste paulista, revolucionando a matriz logística de cargas no estado de São Paulo. Por isso comemoramos mais uma etapa vencida".

Segundo o divulgado pela assessoria de Comunicação, o prefeito João Carlos dos Santos também se manifestou sobre o assunto.

"É uma notícia muito boa, não só para Garça mas para toda a região. A reativação da malha ferroviária irá ajudar as empresas exportadoras da nossa cidade. E deve gerar muito mais movimento comercial neste trecho, oferecendo novas oportunidades de negócio", disse ele. (Fonte htps://www.valor.com.br/empresas/6194929/parecer-do-tcu-da-aval-rumo-para-renovar-concessao)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.