Fábio Dias
21/05/2019
Garça 

Biometria: eleitor com mais de 70 anos precisa fazer?

Título será cancelado onde o cadastramento é obrigatório

O eleitor com mais de 70 anos deve fazer a biometria nas cidades com cadastramento obrigatório para, em eleições futuras, poder optar por votar ou não. Se não participar do procedimento, o seu título será cancelado, e ele estará inapto ao exercício do voto.

Entretanto, como o voto é facultativo para o eleitor com mais de 70 anos, ele não terá outras restrições na vida civil, tais como obter passaporte, CPF, empréstimos e benefícios federais.

Atualmente, o cadastramento biométrico é obrigatório em 478 municípios paulistas. Os prazos terminam entre agosto e dezembro de 2019, dependendo da cidade.

O eleitor pode fazer o cadastramento biométrico em seu cartório eleitoral ou em postos do Poupatempo com serviços eleitorais. O agendamento é necessário e pode ser realizado no site do TRE-SP ou do Poupatempo assim como diretamente no cartório eleitoral do idoso.

Na data e hora agendados, ele deve levar documento de identificação oficial e comprovante de residência recente, além do título de eleitor, se tiver. O procedimento é simples e rápido.

A biometria é o procedimento de coleta das impressões digitais com atualização dos dados cadastrais. Além de reforçar a segurança da identificação do eleitor na hora do voto, uma vez que as digitais de cada um são únicas, é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral realizar a depuração do cadastro, excluindo os eleitores que não comprovaram vínculo com o respectivo município.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.