Fábio Dias
28/08/2019
Garça 

Espetáculo sobre o pianista Chopin acontece em setembro

A SECULT – Secretaria de Cultura de Garça – em parceria com o governo do estado de São Paulo.

A SECULT – Secretaria de Cultura de Garça – em parceria com o governo do estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e PROAC – Programa de Ação Cultural -, traz mais um espetáculo ao teatro municipal. No dia 12 de setembro o palco da sala Miguel Mônico apresentará “Chopin e o tormento ideal”.

Serão duas sessões, às 15 e às 20 horas, ambos com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Biblioteca Municipal.

A peça tem a participação de dois artistas: José Roberto Forner, indicado ao prêmio Shell, e do pianista erudito Bruno Monteiro, bacharel em piano pela USP - Universidade de São Paulo.

O espetáculo parte de recortes textuais da vida de Chopin e apresenta cartas públicas para e sobre Chopin de George Sand, pseudônimo de Amandine-Aurore-Lucile Dupin, que foi amante de Chopin. Considerada a maior escritora francesa, foi uma das precursoras do feminismo e a primeira mulher a viver de direitos literários. Entrelaçado com declarações e poemas de conceituados músicos e poetas da época, o espetáculo ilumina, neste encontro de música e palavras, 20 anos da vida e da obra do compositor, mostrando um pouco da intimidade de sua biografia com a objetividade e a poética do contexto histórico. Texto e música marcam os acontecimentos e apresentam uma personagem dividida entre o cotidiano e o ideal.

Frédéric Chopin foi um importante pianista e compositor polonês que deixou obras primas. Uma das mais conhecidas é a “Valsa nº 9 em La Bemol Maior”, popularmente conhecida como “Valsa do adeus”.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.