Fábio Dias
30/09/2019
Garça 

Horários das sessões camarárias pode ser mudado para período da tarde

Depois de muita celeuma, contradições e pedidos para que a mudança não acontecesse.

Depois de muita celeuma, contradições e pedidos para que a mudança não acontecesse, as sessões ordinárias na Casa de Leis garcense passou a ser realizada, às segundas-feiras, no período da manhã. Muitos foram os argumentos do presidente Wagner Luiz Ferreira (PSDB), que apresentou o projeto. Muitos também foram os argumentos contrários a mudança, sendo que o vereador Reginaldo Luiz Parente (PTB) chegou a pedir ‘em nome de Deus, que a mudança não acontecesse.

Menos de um ano depois, hoje entra para leitura o Projeto de Resolução nº 13/2019, também do vereador Wagner Luiz Ferreira, alterando a Resolução nº 365, de 30 de maio de 2017, no tocante ao horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Garça.

O presidente da Casa de Leis propõe que as sessões ordinárias passem a ser realizadas, às segundas-feiras, às 17h15.

Segundo o vereador, a mudança de horário proposto visa adequar o horário de realização das sessões camarárias às atuais demandas de serviços da municipalidade, tendo em vista que, nos moldes atuais, tanto a Câmara, quanto a Prefeitura Municipal, encerram seus expedientes administrativos às 17 horas, impossibilitando, em diversas ocasiões, o envio tempestivo de proposituras.

“Desta forma, com a alteração do horário das sessões, será possível a extensão do expediente administrativos da Edilidade até as 18 horas, de modo a possibilitar ao Poder Executivo maior tempo hábil para envio de Projetos e proposituras à Câmara Municipal”, coloca ele.

De acordo com Wagner Luiz Ferreira, a medida também tem como meta possibilitar maior participação da população ás sessões da Câmara, na medida em que os trabalhos do Plenário poderão se estender até às 21h15 horas, conforme regimentalmente previsto.

“Inclusive, na alteração anteriormente realizada, quando as sessões passaram o ocorrer às 8:30h, este Edil se comprometeu publicamente em reavaliar a medida, caso não houvesse aprovação popular. Também levamos em consideração que outros municípios já realizam suas sessões no período vespertino (p. ex.: Marília, Bauru, Jaú, etc.), e isso tem colaborado para o aumento da participação popular às sessões”, argumentou o vereador.

A mudança proposta já ‘rendeu’ muitos comentários nas redes sociais, principalmente por parte de munícipes que foram contrários a mudança.

O vereador Pedro Santos (PSD) parabenizou a medida.

“O presidente Irmão Wagner está propondo a alteração dos horários das sessões para todas as segundas feiras a partir das 17h15min. Excelente iniciativa, irá favorecer uma maior participação da população e não irá prejudicar tanto os vereadores que trabalham ao qual me incluo, afinal ser vereador não é profissão, então não podemos deixar que os horários das sessões prejudiquem nosso trabalho. Parabéns Presidente!”, disse ele em rede social.

Pedro Santos lembrou ainda que com o horário da forma como está, no período da manhã, muitos candidatos ficam cerceados de concorrer no pleito eleitoral.

“Ano que vem é ano de  eleição, todos sabem que vereador não é profissão.. então sendo assim, muita gente  que trabalha e ganha seu dinheiro honestamente não poderia participar do pleito porque não teria liberdade de sair do trabalho para participar das sessões. Penso nisso . Tem que ser um horário democrático para todos.. tanto os vereadores que já estão, como também os próximos”, falou ele enfatizando que a mudança para o período da manhã o prejudicou grandemente, assim como o vereador  Reginaldo Parente que, segundo suas palavras, tiveram que fazer “das tripa coração para a adequação nós horários de trabalho”.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.