Lucas Dias
10/09/2019
Garça 

ACIG convida para Seminário que discute os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Amanhã, quarta-feira, dia 11 de setembro, a Administração Municipal promoverá um seminário, no teatro municipal, a partir das 19 horas.  Na oportunidade serão apresentadas os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – que devem ser implantados na cidade.

Amanhã, quarta-feira, dia 11 de setembro, a Administração Municipal promoverá um seminário, no teatro municipal, a partir das 19 horas.  Na oportunidade serão apresentadas os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – que devem ser implantados na cidade.

Esta agenda, segundo a ONU – Organização das Nações Unidas – deve ser adotada por todos os países do mundo até 2030. O lançamento deste projeto aconteceu em 2015.

O ato da administração, segundo divulgado pela assessoria de comunicação, mostra que a preocupação com nosso planeta e a melhor qualidade de vida agora e no futuro estão na pauta atual.

Foram convidados a participar do seminário as pessoas que estão diretamente envolvidas com a administração municipal, ou seja, os secretários, diretores, assessores, coordenadores, encarregados de setores, equipe de servidores, equipes da saúde, da educação, entre outras. Também empresários, entidades do 3º setor, como clubes de serviço e autoridades constituídas.

Munícipes que sejam interessados no tema também estão convidados. O evento é aberto à população em geral.

Quem apresentará os 17 ODSs aos presentes no seminário será a gestora da Estação Ecológica Caetetus, Patrícia Fasano.

“Analisando estes objetivos podemos concluir que a mensagem fala diretamente com todas as pessoas: é nossa responsabilidade não só deixar um planeta melhor para nossos descendentes, mas oferecer uma condição melhor de vida agora, aos nossos contemporâneos, em todas as regiões do mundo. Isto é o principal: viver melhor hoje mas com responsabilidade para que as futuras gerações não sejam penalizadas”, disse o prefeito João Carlos dos Santos.

São 17 ODS e 169 metas a serem cumpridas pelos 193 países-membros signatários do acordo. É a chamada Agenda 2030. Pobreza, fome, educação, saúde, igualdade de gênero, saneamento, meio ambiente e justiça social integram os objetivos e metas.

No Estado de São Paulo um decreto de novembro de 2018 criou a comissão estadual de São Paulo para o desenvolvimento sustentável.

Agora o Prefeito João Carlos dos Santos traz o assunto para Garça e mostra que todos os setores tem que participar: “Para a implantação das ODSs é necessária a parceria entre governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos comuns para garantirmos um planeta melhor para todas as gerações. Queremos e vamos implantar está consciência dentro da administração municipal”.

 

Objetivos 

Os 17 objetivos da agenda 2030 são:

1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4 - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

9 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis,

17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.


 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.