Lucas Dias
26/11/2019
Garça ACIG 

13º salário vai movimentar economia garcense neste final de ano

O aumento no movimento, ainda que tímido, já pode ser notado. O pagamento da primeira parcela do 13º salário aquece a economia e traz novo ânimo para comerciantes garcenses.

O aumento no movimento, ainda que tímido, já pode ser notado. O pagamento da primeira parcela do 13º salário aquece a economia e traz novo ânimo para comerciantes garcenses. Como já lembrou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG – João Francisco Galhardo, o pagamento do 13º salário tem grande impacto sobre o comércio, refletindo-se diretamente nas vendas. 

“Alguns trabalhadores em Garça, como os funcionários públicos estaduais e municipais, receberam a primeira parcela no mês de aniversário, mas a maioria receberá agora, no próximo dia 30, e já percebemos uma movimentação no comércio. Fora isso tem a liberação do Fundo de Garantia, o PIS”, falou Galhardo.

Segundo ele, a segunda parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro, quando todos recebem o benefício, o que movimenta ainda mais o comércio.

“Estamos vivendo um momento singular no comércio. Até o próximo dia 2 de dezembro teremos o Saldão das Cidades que vai oferecer produtos com qualidade a preços promocionais para o consumidor de Garça e região. Dia 29 tem o Black Friday. São eventos que trazem um movimento para a economia e dá mais ânimo aos varejistas”, disse ele.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), este ano o pagamento do 13.º salário deve injetar mais de R$ 214 bilhões na economia brasileira e que 81 milhões de brasileiros que trabalham no mercado formal, inclusive aos empregados domésticos, aos beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União, dos estados e municípios.
Dos cerca de 80,8 milhões de brasileiros e brasileiras que vão receber o benefício até metade do mês de dezembro, 49 milhões são trabalhadores no mercado formal, ativos e contribuintes para a Previdência Social. Entre eles, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada somam 1,8 milhão, equivalente a 2,2% do conjunto de beneficiários.

Já os aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS) representam 30,5 milhões, ou 37,7% do total. Além desses, aproximadamente 1,1 milhão de pessoas são aposentados e beneficiários de pensão da União, que tem regime próprio. Há ainda um grupo constituído por aposentados e pensionistas dos estados e municípios que vai receber o 13º e que não pode ser quantificado.

O gerente da Acig, Fábio Dias, comentou ainda que muitos vão usar o ‘dinheiro extra’ para quitar débitos, limpar o nome, o que também movimenta a economia.

“É um capital que muitos empresários tinham por perdido e amargavam o prejuízo. Com o pagamento dos débitos, esse lojista consegue recuperar o que foi investido e os valores voltam para o mercado consumidor. É um círculo esse movimentar da economia e um elo está ligando ao outro. O prejuízo vem quando qualquer dos elos se quebram”, falou ele.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.