Fábio Dias
25/11/2019
Garça 

Secretaria traz oficina de Abayomi para Garça

Para encerrar o mês da Consciência Negra acontecerá na Biblioteca Municipal.

Para encerrar o mês da Consciência Negra acontecerá na Biblioteca Municipal na próxima quinta-feira uma, dia 28 de novembro, uma oficina de Abayomi.
Para maiores informações ou para fazer a sua inscrição, basta ligar no 3471-1616.

Muito utilizadas atualmente, como adereços, quer seja em brincos, chaveiros, entre outros, a boneca é um símbolo de resistência, tradição e poder feminino. 

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.