Lucas Dias
17/01/2020
Garça 

Tampinhas do projeto Pet Patas já financiaram 31 castrações de cães e gatos

O projeto Pet Patas teve início durante o Cerejeiras Festival em junho de 2019.

O projeto Pet Patas teve início durante o Cerejeiras Festival em junho de 2019. A idealização foi da SAMA – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente -, com a colaboração do Fundo Social, da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Informação, Comunicação e Eventos.

O objetivo é levantar recursos com a venda das tampinhas de garrafas plásticas de refrigerantes, água mineral, sucos, leites, isotônicos, iogurtes, frascos de remédios, produtos de limpeza, entre outros, e castrar cães e gatos de estimação das famílias de baixa renda do município. Esta ação visa controlar a natalidade dos animais, diminuindo sensivelmente a quantidade que fica nas ruas e, consequentemente, controlando a possível transmissão de doenças.

As famílias interessadas devem procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para comprovar a situação de baixa renda. Na sequência tem que ir ao protocolo no paço municipal e solicitar o serviço junto à SAMA. Depois é só aguardar o chamado para a efetivação. 

Até o momento foram feitas 31 castrações ao todo, sendo 6 em machos caninos, 5 em fêmeas caninas, 2 em machos felinos e 18 em fêmeas felinas.

O projeto tem cerca de 100 “bombonas” que estão distribuídas em vários locais da cidade: unidades de saúde da família, paço municipal, bares, restaurantes e lojas. Os simpatizantes à causa podem levar as tampinhas até um destes locais. Quando a “bombona” enche a equipe da SAMA recolhe e coloca outra no lugar para que a arrecadação continue. Após a separação das tampinhas por cores acontece a venda e os recursos financiam as castrações.

Um outro ponto importante a ser destacado é a reciclagem deste material, evitando que seja descartado no meio ambiente.

Esta é uma campanha permanente e o seu sucesso depende da colaboração dos moradores; o que vem acontecendo com bastante intensidade.

Há relatos de moradores de outras cidades que através de parente e amigos também juntam as tampinhas e encaminham para Garça.

 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.