Fábio Dias
24/02/2020
Garça 

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Garça, explica o que é a Quaresma


Nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, tem início o período da Quaresma 2020. Longe dos muitos mitos que permeiam o período a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes em Garça falou sobre a Quaresma. Um período que vai além das proibições de comer carne.

Nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, tem início o período da Quaresma 2020. Longe dos muitos mitos que permeiam o período a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Lourdes em Garça falou sobre a Quaresma. Um período que vai além das proibições de comer carne.

“Estamos próximos de um tempo favorável de reflexão, um tempo em que nos voltamos para olhar para nossos atos, e nossa caminhada na igreja.
Com a quarta-feira de cinzas iniciaremos o tempo quaresmal, o tempo da renovação que nos prepara para a Páscoa de Jesus, onde reviveremos em nós a alegria do Cristo Ressuscitado”, divulgou a Paróquia em sua rede social.

Conforme definido “a Quaresma é o tempo em que olhamos para nós próprios. É o tempo em que tentamos aproximar-nos mais da perfeição e do legado que Jesus nos deixou”.

“São 40 dias e, ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal”, coloca a Paróquia salientando que a caminhada quaresmal é simples.

A igreja propõe exercícios quaresmais para reflexão através do: jejum, oração e esmola.

 

Jejum

Segundo a Paróquia, muitas são as formas de prender ao mundo cotidiano e que dominam o sentido humano. O Jejum ajuda a libertar e dominar os instintos e vícios, sobre nós mesmos e nossos prazeres. 

“Quando renunciamos algum alimento, podemos doar para quem o precisa, ou o seu valor”, explica o texto divulgado.


Oração
A oração nos aproxima de Deus. É através dela que nos conectamos, podemos sentir o amor e a misericórdia de Deus em nossos dias, nos dando força na caminhada que teremos que assumir com a nova Páscoa. A oração nos preenche, nos deixa ser feliz e cheios do Espírito Santo.


Esmola
A esmola não é simplesmente dar algo para alguém, para livrar a mente de algum peso, mas um gesto santificador de ajudar e se dedicar o irmão necessitado. Quem se aproxima do próximo se aproxima do próprio Cristo, expressando o amor de Deus e sendo canal da graça.
“Essa caminhada Quaresmal deve ser para nós motivo de alegria, pois nos preparamos para sermos o sinal da luz de Cristo no mundo. Aproveitemos para nos renovar nesse período e iniciarmos um novo tempo e uma nova caminhada de fé e pastoral”, finaliza a Paróquia.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.