Fábio Dias
02/06/2021
Garça ACIG 

ACIG: Associações Comerciais da rede Facesp vão oferecer serviço de digitalização autenticada de documentos

As Associações Comerciais, afiliadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), vão começar a oferecer o serviço de digitalização autenticada de documentos. 

As Associações Comerciais, afiliadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), vão começar a oferecer o serviço de digitalização autenticada de documentos. 

De acordo com o divulgado pela Facesp, os empreendedores poderão levar os papeis à Associação mais próxima e sairão de lá com um pen drive ou um HD externo com todos os documentos digitalizados e autenticados. O processo de autenticação e homologação vai garantir que o documento tenha validade legal. 

Em tempos de adequação dos espaços de trabalho (workplace), com a popularização do home-office e do teletrabalho e com a aceleração do processo de utilização de ambientes virtuais (nuvem), o mais novo serviço do portfólio da Facesp e das ACs chega para atender a uma demanda cada vez mais crescente. 

Com a digitalização autenticada será possível concentrar a papelada no ambiente virtual e, desta forma, reservar a antiga sala de arquivos para outros fins. É economia e praticidade. 

Entre outros públicos que poderão ser beneficiados com a digitalização autenticada da Associação Comercial estão: escritórios contábeis e de advocacia; órgãos públicos (prefeituras, autarquias e demais departamentos); redes de supermercados, de farmácias, entre outros segmentos; hospitais; ONGs; e demais entidades representativas. 

A mais nova solução será oferecida por meio de uma parceria da Facesp com a Skybox. 

O procedimento adotado atende a legislação vigente, que trata da assinatura eletrônica de documentos públicos, da desmaterialização, e da Liberdade Econômica. E aí está um dos grandes diferenciais para a concorrência. A autenticação dos documentos será possível graças a um software homologado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, e pela Certisign, tradicional parceria da Facesp e a autoridade certificadora Líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. 

De acordo com o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG -, Fábio Dias, esse trabalho é mais uma inovação proporcionada pela Facesp que, entre tantos benefícios, visa dinamizar todo o processo.

“As associações têm essa capacidade operacional e a ACIG, certamente oferecerá esse serviço. É importante lembrar que, neste primeiro momento está sendo feito um projeto piloto com algumas associações, para depois o serviço ser estendido a todas as associadas, que é o caso da ACIG”, explicou o gerente. 

 

PROJETO PILOTO

Cinco Associações Comerciais vão iniciar a oferta da digitalização autenticada ainda neste mês de junho. Barueri, Campinas, Guarulhos, Marília e Mogi das Cruzes serão as ACs participante do projeto piloto. Na sequência, toda rede Facesp poderá oferecer o serviço. Uma reunião on-line já foi realizada entre representantes da Facesp, das ACs e da Skybox. 

A parceria Facesp/ Skybox prevê a realização de treinamentos e a disponibilização de todo o material de marketing. Os scanners serão fornecidos às entidades por meio de comodato. 

“O valor da digitalização a ser oferecido pela Associação Comercial ao mercado será competitivo. Este serviço tem potencial de ser um dos mais rentáveis para as ACs, independentemente do porte da cidade onde ela atua”, afirmou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos. 

De acordo com Nelson Andujar, coordenador de desenvolvimento de afiliadas da rede Facesp, a digitalização é um importante passo para que as empresas implementem o processo de transformação digital tão necessária na atualidade. “As Associações vão emprestar a capilaridade para mais este serviço, que atenderá a uma demanda cada crescente das corporações, sejam elas públicas ou privadas”, afirmou Andujar, um dos responsáveis pela operacionalização deste novo serviço na rede de ACs. 

A digitalização autenticada é apenas o primeiro passo desta parceria. A Facesp já estuda a possibilidade de as Associações Comerciais passarem a oferecer ferramentas exclusivas e personalizadas, que vão de espaços físicos de armazenamento de papeis até um software (nuvem) de gestão dos arquivos digitalizados. (Com informações Assessoria de Imprensa Facesp)


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.