
Associação garcense dá dicas sobre a Black Friday
Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, acontece a edição 2023 da Black Friday, uma importante data para o comércio.
Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, acontece a edição 2023 da Black Friday, uma importante data para o comércio. Em Garça, o esquenta Black Friday já vem acontecendo e movimentando o setor, mas o ponto alto será nesta semana. Criada nos Estados Unidos na década de 1960, a Black Friday surgiu como uma data de grandes descontos no varejo americano. Nos primeiros anos, os comércios realizavam promoções por 24 horas, mas com o passar do tempo, esse período se estendeu e transformou-se em uma semana cheia de preços baixos.
“Neste ano, ela será celebrada no dia 24 de novembro, e representa uma oportunidade valiosa para lucrar mesmo cobrando preços baixos. O que acreditamos é que nossos lojistas já se prepararam para a ação. O próprio ‘esquenta’, mostra que todos voltaram seus focos para isso. Ainda assim algumas estratégias são importantes para aproveitar ainda mais a data”, falou o presidente da ACIG, Mauro José de Sá.
Segundo ele, o ponto mais importante é estar preparado para o aumento da demanda. O lojista precisa garantir que o seu negócio estará preparado para o aumento da demanda. Ele deve se certificar de o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes.
“Outra orientação que estamos dando desde o começo, quando tiveram início as primeiras promoções voltadas para a Black Friday, é que não sejam oferecidos descontos “maquiados”. O consumidor está atento, vem acompanhando a evolução dos preços, vendo se de fato tem desconto. Já teve edições da Black Friday que o consumidor apelidou de “Black Fraude”. O que orientamos é que nossos empreendedores não se utilizem dessa estratégia, pois além de não atrair o público, falsos descontos podem ser prejudiciais à reputação do seu negócio”, disse o dirigente.
Seguindo as estratégias que podem ser utilizadas pelos empreendedores, o superintendente da ACIG, Fábio Dias, falou sobre o investimento em divulgação on-line, utilizando-se de vídeos e anúncios digitais, mantendo o site e redes sociais do negócio atualizados.
“O empreendedor tem que aproveitar esses canais para anunciar suas ofertas ao público e também tem que planejar a campanha com antecedência para que qualquer ação funcione. É importante ter em mente os produtos que serão colocados em oferta, quanto pretende baixar nos preços, como vai divulgar, tudo isso é fundamental para o sucesso”, completou Fábio Dias.
Também como estratégia de venda os dirigentes garcenses salientam a importância em se trabalhar com os produtos mais desejados.
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, e muitos consumidores passam o ano inteiro esperando que ela chegue para comprar coisas que desejam muito. Um dos maiores erros dos comerciantes é aproveitar a ocasião para simplesmente diminuir os preços de produtos encalhados no estoque, pelos quais ninguém se interessou.
“O que enfatizamos é que se o empreendedor, o lojista quer, de fato, atrair novos clientes e fidelizá-los, ele deve usar a Black Friday para oferecer o que a empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e quem não fizer isso ficarão para trás”, colocaram Mauro e Fábio.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.