
Black Friday: vendas devem crescer, a partir desta semana
Junto com o Natal, a Black Friday está entre as datas mais importantes para o varejo físico e digital.
Junto com o Natal, a Black Friday está entre as datas mais importantes para o varejo físico e digital. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, as expectativas para o período de promoções, que começa a partir de 24 de novembro, apontam para crescimento já a partir desta semana.
“Muitos de nossos lojistas iniciaram a pré-venda, um esquenta, e acreditamos que as vendas já mostrem um crescimento a partir dessa semana. A única orientação que sempre damos é que as promoções sejam reais, que os descontos sejam atrativos e que os produtos mantenham a qualidade. O consumidor sabe quando o estabelecimento está, realmente, fazendo uma promoção ou não. O consumidor pesquisa, sabe o preço anterior, sabe o que busca. O consumidor vem, ao longo do tempo, mudando o perfil, o que faz com que o lojista também mude”, falou o presidente da ACIG, Mauro José de Sá.
O dirigente comentou que o garcense, assim como todo e bom brasileiro, vem fazendo sua pesquisa, se inteirando tanto nas lojas físicas como no e-commerce do que vem sendo oferecido e a que preço.
Economistas colocam que a Black Friday 2023 deve crescer 12,6% em volume de vendas, na comparação com igual data de 2022, com alta no número de pedidos estimada entre 7% e 11%. Mas a base de comparação é fraca: em 2022 houve recuo de 23% e em 2021, a alta foi de apenas 2,3%.
“Mesmo com essa nuance não muito favorável, o importante é que haverá um incremento em relação ao ano passado, há uma recuperação do poder de consumo. Os consumidores estão otimistas e a maioria tem a intenção de antecipar compras de Natal na Black Friday”, disse o dirigente.
Mauro salientou que tanto as lojas físicas, quanto o e-commerce há espaço para todos e cada um tem seu público, seu cliente.
“Tem a internet que está integrada nas relações de consumo. Não podemos fazer de conta que o e-commerce não está ai. Está, mas ele não pode e não é um risco para o nosso lojista. Temos de vê-lo como mais uma opção para o consumidor. A diferença é feita diretamente com o consumidor e o lojista, em seu espaço físico, tem isso a seu favor. A Black Friday também é uma oportunidade para fidelizar clientes e atrair um novo público”, disse ele.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.