
Reunião do CICOP é adiada para quarta, 29 de novembro
Marcada, num primeiro momento, para esta sexta-feira, 24, a reunião dos prefeitos das cidades que integram o CICOP (Consórcio Intermunicipal do Centro Oeste Paulista) foi adiada.
Marcada, num primeiro momento, para esta sexta-feira, 24, a reunião dos prefeitos das cidades que integram o CICOP (Consórcio Intermunicipal do Centro Oeste Paulista) foi adiada. Devido ao conflito com a agenda de vários prefeitos que não poderiam comparecer, a Assembleia Geral Extraordinária foi remarcada para a próxima quarta-feira, dia 29 de novembro. A mudança foi feita pelo presidente do consórcio, o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos.
Os representantes das cidades de Garça, Júlio Mesquita, Fernão, Lupércio, Gália, Alvinlândia, Álvaro de Carvalho e Guarantã devem se reunir a partir das 15h no auditório do SAAE, localizado na rua João Bento, 40.
Entre as pautas da reunião estão a apresentação do relatório financeiro acumulado do exercício de 2023; a apresentação e aprovação do orçamento do exercício de 2024; as licenças da CETESB (prévia instalação e aprovação da instalação); a contratação para o destino final e transporte, e andamento das obras para a instalação da UVR (Unidade de Valorização dos Resíduos), instalação que processará os resíduos sólidos e os transformará em energia e matéria prima para novos produtos; aprovação de edital para recepção de PMI (Proposta de Manifestação de Interesse); conhecimento de auditoria realizada “in loco” pelo auditor fiscal do Tribunal de Contas, e outros assuntos.
Entre os objetivos do CICOP estão desenvolver soluções regionais para melhorar a eficiência da captação dos resíduos, aumentar ao máximo possível o montante a ser reciclado deste material e, após esta etapa, dar a destinação correta, diminuindo o volume dos resíduos a serem enterrados.
ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Esta ação está de acordo com o ODS 12 – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis -, meta 12.5 que diz: “até 2030 reduzir, substancialmente, a geração de resíduos sólidos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso”.
O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que estão interconectados e abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Eles foram adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 e devem ser atingidos até 2030.
Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.