Fábio Dias
10/11/2023
Garça 

Sebrae-SP oferece 2.610 vagas para produtores e produtoras rurais em programa gratuito de inovação: em Garça são 30 vagas

Inscrições gratuitas são válidas para todo o Estado de São Paulo até o dia 20 de dezembro

Com o objetivo de promover a competitividade das micro e pequenas empresas, o Sebrae-SP abre inscrições gratuitas para o 2º ciclo do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) em todo o Estado de São Paulo focado para o segmento agro. O projeto ALI Rural vai atender produtores e produtoras rurais com DAP ou CNPJ rural ativo que estejam em um momento de busca pelo desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços ou modelo de negócios para melhoria dos processos produtivos e acesso a novos mercados, tudo visando a implementação de inovações nos negócios e aumento de faturamento. Ao todo são 2.610 vagas, destas 120 foram destinadas para a região de Marilia e, 30 ficaram para Garça. As inscrições estão abertas pelo link https://contato.sebraesp.com.br/alirural/ e podem ser feitas até o dia 20 de dezembro. O projeto terá duração de até oito meses e os encontros já começam no dia 1º de dezembro para quem já estiver inscrito.

Conforme explicou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça -ACIG, Fábio Dias, a participação no projeto é muito importante e agrega para o produtor rural .

Dias salientou que são 30 vagas disponíveis e que os produtores rurais, pequenas agroindústrias e empresas do agronegócio que buscam inovar em seus processos e produtos, devem se apressar e aproveitar essa oportunidade oferecida pelo SEBRAE,  para o segundo ciclo do programa ALI Rural.
As inscrições são gratuitas e, aqui em Garça, de acordo com matéria da Secom, podem ser feitas por meio de telefone com qualquer um dos agentes disponíveis, por meio dos números (14) 99689-9006 com a agente Ana, (14) 99156-9353 com a agente Marina ou (14) 99671-2246 com a agente Isabel.

Dinâmica 

A proposta do projeto é levar inovação e desenvolvimento para o campo. O ALI Rural é destinado para empreendimentos do agronegócio que buscam soluções que possam melhorar seus resultados, respeitando a sustentabilidade. O foco do ALI Rural está no aumento de faturamento e na inovação para auxiliar as propriedades rurais que encontram dificuldades em ampliar suas participações no mercado. 

A metodologia consiste em um diagnóstico inicial realizado por agentes especialistas em agronegócios para que sejam trabalhadas cinco vertentes fundamentais: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas.

Dentro do período de até oito meses serão realizados encontros individuais na propriedade rural e coletivos por agentes locais de inovação, supervisionados por especialistas do Sebrae, para que sejam mensurados os resultados dentro das metas estipuladas para o crescimento do negócio.

“Mais de 5 mil produtores e produtoras rurais de todo o Estado de São Paulo já participaram do projeto desde janeiro de 2022 e apresentam resultados bastante significativos, como 14,6% de aumento médio de faturamento e 51% de inovação e modernização, principalmente em processos que fazem a diferença no dia a dia da gestão das propriedades rurais e fazem com que se tornem cada vez mais competitivas no mercado”, destaca a gestora estadual do programa ALI Rural do Sebrae-SP, Vanessa de Lima e Silva.

 

Garça tem exemplo de sucesso 


O dirigente da ACIG lembrou que Garça tem um exemplo de sucesso na participação do ALI Rural

“Nós temos um exemplo aqui em Garça. Um exemplo de sucesso. A Flávia Fernanda Bazoti Ferrari, do Sitio Boa Esperança, que atua na Feira Livre e na Feira do Produtor Rural, participa do projeto ALI Rural. A Flávia, para quem não sabe, ficou em segundo lugar, no Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, no Estado de São Paulo, na Categoria Produtora Rural. Ela concorreu com milhares de candidatas”, disse o dirigente.

Dias lembrou que, segundo a própria Flávia, o ALI Rural, a ajudou a realizar seu sonho, que era o de  alimentar as pessoas com amor, carinho e qualidade.

“É um exemplo claro de que o projeto teve seu resultado. É lógico que existe todo o trabalho e envolvimento da Flávia, mas ela mesma disse que o programa conseguiu lhe nortear as ações, e, com isso houve melhoria no processo produtivo. Isso é importante para o produtor rural. O programa vai auxiliar a implantar controles financeiros e identificar custos e até o processo de reorganização visando o aumento de produção”, finalizou Fábio Dias.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.