Fábio Dias
19/12/2023
Garça ACIG 

Associação garcense reúne dicas para os pequenos negócios venderem mais no Natal

Às vésperas do Natal, época do ano em que as pessoas mais consomem, os empreendedores, principalmente os que atuam na área de serviços e no comércio, têm uma grande oportunidade para venderem mais.


Às vésperas do Natal, época do ano em que as pessoas mais consomem, os empreendedores, principalmente os que atuam na área de serviços e no comércio, têm uma grande oportunidade para venderem mais. No entanto, para se destacar da concorrência e atrair o público-alvo é preciso planejar e executar estratégias de marketing eficientes e criativas.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, Mauro José de Sá, é um momento importante para as micro e pequenas empresas.

“É o momento de vender seu produto. Mas como sempre dissemos, tudo tem que ter planejamento. Esse período é importante para aqueles que atuam com 

os pequenos negócios. É o momento das empresas aproveitarem a data comemorativa”, disse ele.

Com o objetivo de ajudar, o dirigente listou 10 dicas, apontadas pelo Sebrae SP,  para os pequenos negócios venderem mais nesse período natalino.


 Confiram as dicas 

- Defina indicadores e metas – é importante definir a meta de venda. Ela pode ser desdobrada por mês, semana, dia, colaborador, categoria, produto, dentre outras opções. Fazer uma reserva de faturamento excedente também é importante, ela pode ser utilizada para suprir os meses de poucas vendas no início do ano seguinte. Determine qual o perfil e qual a quantidade de clientes que pretende captar/cadastrar. Defina qual deve ser o valor médio de compra esperado por cliente. Decida quanto investirá em aquisição de novos produtos, em divulgação/promoção e na contratação de colaboradores temporários;


- Prepare compras e reposição de estoques – pense nos produtos a comprar com base na meta de vendas, capital de giro disponível e histórico de vendas. Conheça a reputação de novos fornecedores, qual é a política de preço, prazos, lote mínimo, forma e prazos de entrega. Verifique se há espaço na loja para guardar os produtos em estoque ou se será necessário espaço extra. Defina qual o estoque mínimo e máximo de cada produto que pretende comprar (errar aqui faz perder clientes e/ou dinheiro);


- Crie promoções e descontos especiais – uma das formas mais simples e eficazes de estimular as vendas é oferecer promoções e descontos especiais para os seus produtos ou serviços. Você pode criar combos, kits, brindes, cupons, frete grátis, parcelamento sem juros, etc. O importante é que as ofertas sejam atrativas e gerem valor para o cliente. Além disso, você pode segmentar as promoções de acordo com o perfil, o comportamento e o histórico de compra dos seus clientes, aumentando as chances de conversão;


- Faça ações de visual merchandising – avalie a necessidade de limpeza e/ou reforma da fachada da loja; faça cross-sell (venda adicional de produtos complementares colocados próximos); use etiquetas, sacolas e embalagens personalizadas para presentes (fazendo parte da decoração); pense na atualização da vitrine com a temática natalina e do ano novo; reveja o layout da loja para facilitar o maior fluxo de pessoas, além de reavaliar a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos a serem destacados; defina e decore a loja dentro do tema natalino com espaços instagramáveis; reveja a setorização, exposição e agrupamento de produtos;


- Defina ações de marketing digital – atualize os dias e horários de funcionamento (Instagram, Facebook, Perfil Empresa no Google, etc); elabore um calendário editorial com dicas de presentes, promoções, bastidores, etc; faça parcerias com micro influenciadores locais; atualize as mensagens automáticas (WhatsApp, Direct Instagram, Messenger Facebook); organize os destaques do Instagram de modo a facilitar que o cliente encontre produtos e tenha acesso ao feedback de clientes; contrate fotógrafo e/ou modelo para fazer fotos dos produtos para divulgação; realize parcerias com outras empresas e faça posts colaborativos;


- Utilize a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) – ambas podem lhe ajudar no processo de criação de promoções, conteúdos persuasivos e artes que chamam e prendem a atenção de seus clientes, além auxiliar em diversas outras tarefas, principalmente naqueles momentos em que falta inspiração;


- Invista em tráfego pago – caso tenha capital disponível, outra forma de aumentar as vendas é investir em tráfego pago, que podem ser veiculados em redes sociais, buscadores, sites, blogs, etc. Os anúncios online destacam sua empresa da concorrência e permitem que você alcance um público maior e mais qualificado que já está buscando por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio. Você pode criar campanhas específicas para este final de ano, com mensagens, imagens e chamadas para ação que despertem o interesse e a curiosidade dos potenciais clientes;


- Desenvolva a sua network e seja persuasivo – você não precisa depender 100% do mundo digital, mapeie eventos presenciais, empresas e pessoas estratégicas que tenham sinergia com o seu público-alvo e faça parceria com elas. Mas, para que você tenha sucesso nesta empreitada, lembre-se que a negociação precisa ser ganha-ganha e teu pitch de vendas sobre seu negócio e sobre seus produtos/serviços precisa ser persuasivo;


- Recrute, selecione e treine sua equipe – pensando em vagas temporárias, defina para quais funções e a quantidade de vagas, além de definir a forma de contratação e remuneração; defina os requisitos mínimos para o preenchimento das vagas, em especial aspectos comportamentais; para divulgar as vagas, escolha opções como e-mail, site, parceiros, universidades, agências de emprego, jornal, etc, para o processo de seleção de candidatos, utilize opções como currículos, testes, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc; tenha uma apresentação da sua empresa, além de ter formalmente todo o seu processo de vendas para treinar os novos colaboradores;


- Monitore e avalie os resultados – com base nas metas e indicadores pré-estabelecidos, avalie se os resultados têm sido alcançados e, em caso negativo, refaça a estratégia para tentar contornar os desafios encontrados; identifique quais os pontos positivos e melhores resultados obtidos, pois eles poderão ser utilizados novamente de forma contínua ou esporádica em outras datas comemorativas; em relação às estratégias com resultado abaixo do esperado, identifique o motivo, já que por vezes uma boa estratégia pode precisar de ajustes e não ser descartada logo de cara; registre estas informações, pois elas serão úteis para rever suas estratégias de marketing e vendas, permitindo trabalhar melhor em outras oportunidades. (Com informações Sebrae)


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