
Temperaturas elevadas propiciam doenças e exigem cuidados redobrados, alerta médico
As condições climáticas favoráveis proporcionam um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos patogênicos, como bactérias e vírus
O verão nem chegou e os termômetros já registram temperatura elevadas, bem acima do normal, inclusive com a Defesa Civil emitindo alerta para uma nova onda de calor extremo nos próximos dias, com os termômetros podendo ultrapassar aos 40°. Essas condições podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis — como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos, gestantes e população em situação de rua. Por isso, o Ministério da Saúde preparou um guia com informações básicas sobre como lidar com as temperaturas extremas.
Os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Nestes casos, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação com um profissional. Segundo explicou o clínico geral e geriatra, Marcelo Miranda, as altas temperaturas desempenham um papel crucial no aumento da transmissão de doenças diarreicas. As condições climáticas favoráveis proporcionam um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos patogênicos, como bactérias e vírus. A elevação da temperatura também pode influenciar o comportamento das pessoas, levando a uma maior aglomeração em locais públicos, facilitando a disseminação de patógenos.
“A transpiração excessiva durante os meses quentes pode resultar em uma higiene pessoal inadequada, contribuindo para a propagação de doenças”, frisou.
PREVENÇÃO
Para combater o aumento nos casos, Marcelo Miranda destaca a importância de adotar medidas preventivas.
Abaixo estão algumas recomendações técnicas:
1. Lavagem das Mãos: A higiene das mãos é crucial. Lave as mãos regularmente com água e sabão, especialmente após usar o banheiro, antes de comer e ao lidar com alimentos.
2. Água Potável: Consuma água potável e segura. Em áreas onde a qualidade da água é questionável, utilize métodos de purificação, como filtragem ou tratamento químico.
3. Manuseio Seguro de Alimentos: Lave bem frutas e vegetais antes do consumo. Cozinhe completamente os alimentos e evite carnes cruas ou mal cozidas. Mantenha os alimentos refrigerados adequadamente.
4. Saneamento: Certifique-se de que as instalações sanitárias estejam em boas condições. Evite o descarte inadequado de resíduos e mantenha as áreas limpas.
5. Vacinação: Em algumas regiões, a vacinação contra doenças específicas pode ser preventiva. Consulte um profissional de saúde para informações sobre vacinas recomendadas. 6. Educação em Saúde: Conscientize-se sobre práticas de higiene e dissemine informações na comunidade sobre a prevenção de doenças diarreicas.
Ao seguir essas medidas, é possível reduzir significativamente o risco de contrair doenças diarreicas, contribuindo para a promoção da saúde durante os meses mais quentes.
Conforme ressaltou o médico, a abordagem abrangente e colaborativa é muito importante para enfrentar a propagação de doenças causadas nestes períodos de altas temperaturas. (Garça em Foco)
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.