Fábio Dias
21/12/2023
Garça ACIG 

Garcenses saem às compras para o Natal


Depois das pesquisas e das expectativas o consumidor de Garça e região, finalmente, saiu às compras para o Natal.


Depois das pesquisas e das expectativas o consumidor de Garça e região, finalmente, saiu às compras para o Natal. Quem foi ao centro comercial percebeu que o movimento é diferente, e que muitas sacolas figuram nas mãos dos consumidores. 

“O Natal está à porta. Domingo já é comemoração e ontem saiu a segunda parcela do décimo terceiro salário. Agora é o momento que o consumidor efetiva as compras. Ele, nos primeiros dias de dezembro, fez sua pesquisa de preço, de produto, de intenções, mas agora é o momento das compras de fato, e é o cenário que estamos vendo nessa semana, graças a Deus”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Dias

De acordo com o dirigente, esse é o momento do lojista, municiado de estratégias de venda, conquistar o consumidor que, por algum motivo ainda se mostra indeciso. É o momento também de promover os produtos, fazer os combos, trazer um diferencial.

“Sempre estamos falando isso. Ainda tem consumidor indeciso, ao mesmo tempo que, nessa altura, o empreendedor já tem um panorama do que saiu, e do quanto está longe ou perto de suas metas iniciais. É o momento de, embasado nesse cenário, lançar novas estratégias, para fazer o diferencial. Cada lojista conhece seu público alvo e tem suas metas particulares. Acredito que este é o momento de analisar esses pontos, pois ainda há um tempo até para reverter dados”, falou o dirigente.

Dias comentou que a época natalina favorece os mais diferentes segmentos doe comércio varejista e da área de serviços. Entre os itens mais destacados, roupas, calçados e acessórios continuam sendo os principais das listas daqueles que pretendem presentear. Em seguida estão itens de uso pessoal (joias, bijuterias e perfumes). Também constam das listas itens como boneca, outros brinquedos, decoração e enfeites, árvore e cartão de Natal e alimentos para a ceia natalino . 

“Todo o comércio é movimentado e ainda têm os que pretendem comprar celular, computador, notebook, tablet e eletrodomésticos, como televisor, micro-ondas, fogão, geladeira e máquina de lavar. Até o próximo sábado esse cenário será definido. Na verdade até o próximo domingo, quando ficaremos de portas abertas das 8 às 16 horas”, disse ele

Pesquisas apontam que as principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: Pix , cartão de crédito parcelado, dinheiro e cartão de débito. 

“Nosso comércio está preparado para tender toda a demanda. Pelo que temos observado, embora as lembrancinhas devam figurar entre os presentes, este  Natal não será “das lembrancinhas”, diferentemente dos anos anteriores.  O consumidor está investindo em presentes melhores do que no ano passado, são produtos de melhor valor agregado, com um tíquete médio considerável, então no final o resultado das vendas é melhor” , disse o dirigente garcense.

Para a garcense Mariana Miranda de Souza, este Natal será um pouco melhor.

“Estou atrasada com as compras, mas pela lista que fiz e pela pesquisa que já realizei, vou melhorar mais os presentes em relação ao ano passado. Não tenho noção do gasto médio. Tem coisas que já comprei que chegaram a 250 reais e tem coisas que ficaram 20 reais. Mas é o que dá para fazer e estou parcelando no cartão”, falou a garcense, confessando que, neste ano, optou por comprar todos os produtos em Garça, evitando viagens e valorizando o comércio local.

“Percebi que temos bons produtos e bons preços. Temos lojas excelentes aqui em Garça”, disse ela.

Dias ainda dá um conselho para os consumidores: que eles se antecipem para fazer as compras e não deixem para cima da hora. 

“Nós esperamos mais movimento para sexta, sábado e domingo, então até para nossos lojistas e colaboradores será um pouco mais difícil para dar toda atenção que o nosso consumidor merece. Além disso, conforme vai se aproximando o Natal, muita coisa vai acabando, e as reposições [são feitas] só no ano seguinte, porque os fabricantes já encerraram as atividades. Por isso vamos pedir que todos tenham um pouco de paciência se tiver numa situação de mais stress”, disse o dirigente.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.