Fábio Dias
11/01/2024
Garça 

Da série "Recordar é Viver": Walter Zaparolli eterno técnico campeão da Copa SP de juniores de 1979

Wanderley Tico Cassolla


Parabéns ao glorioso Marilia Atlético Clube, que ontem à noite (dia 9 de janeiro 2024), jogando no Abreuzão", conseguiu duas importantes vitórias. A primeira enfrentou o Corinthians (0 a 0) e classificou para a próxima fase da Copinha. A segunda, em reconhecer o mérito do memorável time do Maquinho, do ano de 1979, e como gratidão, lembrar e homenagear os jogadores e dirigentes campeões. Foi a primeira vez que um time do interior ganhou a Copinha. 


Walter Zaparolli, técnico do Garça: Foi mais um esportista que fez sucesso no futebol do interior paulista, uma carreira consagrada, campeão em vários times, entre os anos de 1976 e 2012. E pensar que tudo começou no Garça, quando ele foi técnico futebol profissional. O presidente do Garça, Argemiro Beguine, estava procurando um treinador. Até que surgiu Walter Zaparolli e acertou o contrato. Na ocasião o Garça mesclou jogadores mais experientes, remanescentes de temporadas anteriores, com pratas da casa, e atletas da região, conhecidos do novo técnico. E olha que o Garça até que fez uma boa campanha, digamos, mediana, nada de subir, mas não caiu também. Mas com certeza o Walter Zaparolli foi fundamental nesta campanha, com sua liderança, esquemas táticos e respeito que tinha dos jogadores. Sem falar que a "grana" era curta e ele mineiramente controlava e animava os jogadores. Com isto foi contratado pelo Marilia. 


Curiosidade: Na época o Walter Zaparolli residia no distrito de Lácio, e vinha para os treinamentos pilotando um possante fusca azulão, motor meio que barulhento (tó, tó, tó, tó). Às vezes, quando dava partida, saia fumaça pra tudo quanto é lado. Numa ocasião, após o treino coletivo da sexta feira, o zagueirão Pedroso, colocou um limão no escapamento do fusca, e a boleirada ficou toda vendo o treinador ir pra Lácio. Assim que deu partida, o limão voou com tudo, acertou em cheio a "batata" da perna (panturrilha) do ponta esquerda Osmar, que foi embora mancando. O treinador nem viu este lance. No recreativo da manhã de sábado, o Osmar chegou mancado, e quase desfalcou, "por contusão", o time no jogo do domingo, válido pelo campeonato da então segunda divisão !!!


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.