Fábio Dias
29/01/2024
Garça Região 

Equipe da Prefeitura de Garça visita base do SAMU regional de Marília

Na manhã de sexta-feira, 26, representantes da Prefeitura de Garça estiveram na base do SAMU regional de Marília.

Na manhã de sexta-feira, 26, representantes da Prefeitura de Garça estiveram na base do SAMU regional de Marília: a secretária Municipal da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo; o secretário de Tecnologia e Inovação, Leandro Carvalho; o secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, o diretor do Departamento de Transporte da Secretaria da Saúde, Valdir da Silva Júnior e a enfermeira Amanda Luizetti, coordenadora da UPA 24 horas de Garça, representando a AHBB/Rede Santa Casa, instituição responsável pela base do SAMU 192 em Garça.
Em Marília os garcenses foram recebidos pela enfermeira Elizandra Milan, responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU regional de Marília, que apresentou toda a estrutura do local, inclusive a equipe de atendimento que trabalhava naquele momento.
É importante ressaltar que o SAMU 192 de Garça está vinculado à central de atendimento do SAMU regional de Marília. Quando uma pessoa de Garça liga 192, a chamada é automaticamente encaminhada para a central regional de Marília, onde um profissional médico faz a averiguação das informações repassadas por quem está ligando e solicitando socorro. Após esta análise é feito o encaminhamento da ambulância do SAMU, se necessário.
Se o profissional médico entender que o atendimento não é de competência do SAMU, é feita a transferência para a central de ambulância em Garça para que o socorro seja realizado.
Deyse explicou que uma das principais melhorias que deve ser adotada em Garça é a comunicação entre a central e as ambulâncias que estão na rua.
“Nós precisamos agilizar o atendimento ao munícipe. Implantando um sistema onde a central de ambulâncias tenha acesso mais rápido aos veículos que estão na rua, o atendimento ao pedido do morador pode ser bem mais rápido, e isso faz a diferença para quem está precisando ir ao hospital ou a UPA, por exemplo”, disse ela em matéria divulgada pela Secom.
Uma outra melhoria que deve acontecer é no atendimento via telefone do SAMU. Devido às configurações internas no sistema da Prefeitura de Garça, o número do telefone da pessoa que faz a ligação para o SAMU 192 não fica disponível para a equipe do SAMU regional de Marília, dificultando o contato em caso de queda da ligação. Em pouco tempo o número de quem ligou 192 estará disponível para a central regional de Marília, facilitando o atendimento e um contato posterior, se for preciso.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.