Fábio Dias
28/03/2024
Garça 

Boletim da dengue traz a confirmação de 177 casos neste ano

A Secretaria de Saúde em Garça divulgou ontem, 27, a atualização semanal do boletim de dengue relativo ao ano de 2024.

A Secretaria de Saúde em Garça divulgou ontem, 27, a atualização semanal do boletim de dengue relativo ao ano de 2024. Segundo o divulgado, do início até o último 23 de março, foram confirmados 177 casos de dengue na cidade. No mesmo período foram negativados 388 casos. No entanto os números podem ser piores, visto que 293 casos são suspeitos e aguardam o resultado dos exames. Ainda está em investigação um óbito suspeito. A verificação dos números da dengue é feita de forma anual, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, onde a contagem ocorre do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de cada ano.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde no dia 23 de fevereiro houve o óbito de uma paciente que estava com suspeita de dengue. Essa paciente já havia coletado a sorologia em tempo oportuno e teve como resultado para o exame negativo. Porém, como a paciente foi a óbito dentro do período de 30 dias do início dos sintomas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, iniciou-se uma investigação a respeito do óbito, assim que o resultado do exame for entregue essa informação será atualizada.
A Secretaria de Saúde solicita a todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, e exista a suspeita da doença, que façam a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.
Conforme divulgado, os agentes estão encontrando dificuldade para acessar os imóveis, uma vez que os moradores não querem autorizar a vistoria. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, quando há um caso positivo ou em investigação na área, os agentes passam nas residências fazendo o controle manual de criadouros, ou seja, visitando casa a casa e verificando possíveis criadouros que devem ser removidos, além da aplicação de larvicida em casos pontuais. Após essa primeira visita, é necessário que o agente retorne após sete dias corridos e refaça todo o trajeto. Segundo a Vigilância Sanitária, muitos munícipes não estão permitindo essa segunda visita para a verificação, pois não compreendem que o larvicida tem ação de apenas 7 dias. Mais uma vez, solicita-se a compreensão de todos, pedindo para que deixem os agentes entrarem nas residências, pois o trabalho dele é essencial para a saúde de todos.

“Permita a entrada do agente de saúde na sua residência, ela é essencial para combater o alastramento da doença”, pede a Secretaria.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.