Fábio Dias
08/03/2024
Garça ACIG 

Sistema de PGRS Digital será apresentado dia 12 na ACIG

Apresentação acontece no auditório da ACIG, às 8h, sendo destinada a gestores dos setores industrial e comercial da cidade

Na próxima terça-feira, dia 12 de março, a partir das 8 horas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizará um evento de apresentação do Sistema de PGRS Digital. O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG e está destinado aos gestores dos setores industrial e comercial da cidade.
Nele serão passadas informações para elaboração do documento digital exigido aos grandes geradores de resíduos sólidos, em consonância  com a Política Nacional dos resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 e a Lei Municipal n.º 5.491/2022. 
Conforme divulgado em matéria da Secom, o PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é um documento técnico que qualifica e quantifica cada tipo de resíduos gerados em uma empresa. Por meio do PGRS são indicadas as operações corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado, garantindo assim, que as empresas demonstram que realizam o gerenciamento adequado.
Destaca-se ainda que a partir da realização deste evento estará fixado, para todas as empresas do município classificadas como grande gerador de resíduos sólidos, o prazo de 30 dias para apresentação do documento no sistema do PGRS Digital,  caso não seja apresentado, as empresas serão notificadas com prazo de 15 dias e após este período as mesmas estarão sujeitas a penalidades previstas no Art. 25 da Lei Municipal Nº 5.491/2022, que são: advertência; multa simples; suspensão das atividades; e cassação da licença ou alvará de funcionamento.
Apresentando o PGRS, a empresa estará cumprindo com a lei, demonstrando que seus processos produtivos são controlados para evitar poluições ambientais e que contribuem para um planeta mais sustentável.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.