Fábio Dias
15/04/2024
Garça 

Hipertensão Arterial: PPA apoia campanha em combate à doença


Abril Vermelho lembra sobre cuidados como diagnóstico preventivo e tratamento

Sempre pensando na saúde como um todo a empresa PPA sempre adere a campanhas de combate e prevenção a doenças e, neste mês de abril, o foco é a Hipertensão Arterial. O Abril Vermelho é o mês de combate à Hipertensão Arterial, doença que na grande maioria dos casos não tem cura, mas pode ser controlada.

Em 26 de abril foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, pela Lei nº 10.439/2002.

O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg, popularmente conhecida como 14/9. Ela pode ser primária (quando geneticamente determinada) ou secundária (quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais).

Entre as principais causas estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença, assim como o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados.

As principais complicações são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

 

Sintomas

 

A hipertensão geralmente é silenciosa, mas entre os sintomas estão: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

Tratamento e cuidados

O tratamento da hipertensão, de forma contínua, amplia a qualidade e a expectativa de vida. Nem sempre ele significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

 

Prevenção e controle

 

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– Praticar atividade física regular;
– Aproveitar momentos de lazer;
– Abandonar o fumo;
– Moderar o consumo de álcool;
– Evitar alimentos gordurosos;
– Controlar o diabetes.

(Por PPA – foto reprodução internet) 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.