Fábio Dias
23/04/2024
Garça 

SAAE comemora conclusão do projeto de energia do Guarani

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) concluiu na semana passada, as obras para alimentação elétrica do Poço Guarani, um marco para a autarquia.

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) concluiu na semana passada, as obras para alimentação elétrica do Poço Guarani, um marco para a autarquia. Com a nova entrada de energia específica para suprir a necessidade elétrica do poço guarani, através do cubículo blindado de energia em média tensão recém-instalado, o poço agora pode funcionar de forma ininterrupta, alimentado através da rede elétrica da concessionária de energia CPFL, sem depender dos geradores de emergência.

Após um processo meticuloso, envolvendo desde a contratação do projeto até a execução da rede elétrica pela concessionária de energia, até então inexistente no local, as obras foram concluídas no último dia 17 de abril.

Segundo o diretor de Produção do SAAE, José Henrique de Souza Júnior, essa nova rede de energia proporciona ao poço uma autonomia vital, sem depender da logística dos geradores, especialmente durante períodos críticos de estiagem, quando o poço é fundamental para garantir o abastecimento de água na cidade. “Com a nova rede de energia, o poço poderá funcionar a qualquer momento, sem a necessidade de geradores. Além disso, com um custo muito menor”, explicou.

De acordo com o engenheiro eletricista do SAAE, Antônio Carlos Rosa Júnior, a expectativa é que já nos próximos meses haja uma redução nos custos com o funcionamento do poço em cerca de 60% em comparação a alimentação por gerador. “Energia é segurança, principalmente quando se trata de abastecimento. A partir de agora, além de um custo menor, teremos todo suporte da concessionária de energia, o que não tínhamos com o gerador”, comentou.

Conforme frisou o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, essa autonomia energética é crucial para garantir a segurança hídrica do município pelos próximos 20 anos, especialmente diante da situação em que a captação superficial está operando abaixo dos níveis históricos.

 “A conclusão dessas obras não apenas representa um avanço tecnológico para o SAAE, mas também reforça o compromisso da instituição com o bem-estar, a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável da comunidade, assegurando um fornecimento contínuo e eficiente de água para toda a população pelos próximos vinte anos”, concluiu.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.