Fábio Dias
28/05/2024
Garça 

Emoção toma conta durante a inauguração do Centro Esportivo Valdir Tramontini


Apesar do tempo chuvoso, frio e muita umidade, o último domingo (26) vai ficar na memória de muita gente, principalmente daqueles que conheceram e admiravam Valdir Tramontini, que teve o seu nome eternizado no Complexo Esportivo e de Lazer localizado ao lado do ginásio João Gonzales. 


Apesar do tempo chuvoso, frio e muita umidade, o último domingo (26) vai ficar na memória de muita gente, principalmente daqueles que conheceram e admiravam Valdir Tramontini, que teve o seu nome eternizado no Complexo Esportivo e de Lazer localizado ao lado do ginásio João Gonzales. 

Durante a inauguração oficial, que contou com a presença de autoridades e familiares do homenageado, houve muita emoção, principalmente quando sua irmã, Neuza Tramontini Portelinha, utilizou-se do microfone para relembrar o irmão querido e de suas inúmeras qualidades como ser humano.

O prefeito João Carlos dos Santos também prestigiou o evento, bem como a vice-presidente do Legislativo, Elaine Oliveira, além dos vereadores Tenente Almeida e Fábio Santos e secretários municipais. Todos ressaltaram a importância do legado de Valdir Tramontini e a relevância do novo centro esportivo para a comunidade. 

Valdir Tramontini foi lembrado não apenas como um esportista dedicado, mas como uma figura exemplar na comunidade, conhecido por sua integridade e dedicação. O novo centro esportivo que leva seu nome é um tributo adequado a um homem que tanto contribuiu para o esporte e o bem-estar local. 


Centro Esportivo como marco para a comunidade 

O Centro Esportivo Valdir Tramontini, com suas instalações modernas, promete ser um ponto de encontro e desenvolvimento para jovens atletas e entusiastas do esporte na região. A iniciativa reflete o compromisso da administração municipal em promover o esporte e o lazer, proporcionando um espaço adequado e de qualidade para a prática esportiva. 

Antes da cerimônia foi realizado o jogo final da Copa Lions de Futebol Suíço, com o embate entre Os Pior e Flamengo, ambos times no qual o delegado atuou durante sua passagem pelo esporte garcense. Os Pior consagrou-se campeão, com uma partida sendo decidida nos pênaltis, momento que deixou o público tenso até o último chute.

A cerimônia de nomeação com Complexo Esportivo e de Lazer Valdir Tramontini, localizado ao lado do Ginásio João Gonzales, contou com a presença de autoridades, como o prefeito, João Carlos dos Santos; os vereadores; Elaine Oliveira, Fábio Santos e Tenente Almeida; o chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini; os secretários de Juventude Esportes e Lazer, Júlio Cezar Martins; da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo; de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa; de Governo e Coordenação Política, Marco Antônio Dias de Morais; além de familiares do homenageado e amigos de longa data de Valdir.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer agradeceu a família por permitir que seu nome fosse dado ao Complexo, uma vez que sua figura é muito querida pela população garcenses, seja na área esportiva quanto na área de segurança. Também pontuou que faltam alguns detalhes no espaço, mas que quando estiver pronto será um dos mais modernos para a prática de esporte e desenvolvimento de atletas do interior.

A Elaine Oliveira, que também atua como Policial Civil, aproveitou o momento para contar um pouco sobre como foi trabalhar com o delegado, falando sobre sua dedicação, sua persistência (não descansando) até encontrar soluções para os crimes ocorridos em Garça.

João Carlos dos Santos agradeceu a família em sua totalidade, afirmando ser bom  poder homenagear pessoas que, como Valdir, foram importantes na construção da sociedade garcense, por sua atuação e relevância, tanto na área de segurança pública quanto esportiva.

Representando a família, dona Neuza Tramontini Portelinha, emocionou a todos ao contar um outro lado do delegado, o de “irmão”. Ela relembrou que a diferença de idade fez com que fossem ainda mais próximos, pois acabou se apegando a ele “como um filho”, levando-o para toda parte e estando sempre presente em sua vida. 


Valdir Tramontini
Embora os mais novos o conheçam como Delegado Valdir Tramontini, ele foi destaque nos campeonatos juvenis realizados na década de 70, como um artilheiro nato.
A comprovação de seu dom em estufar as redes dos adversários veio no futebol suíço, quando se consagrou bicampeão da modalidade com o Independente (1982/83) e campeão com a Fitotécnica (1986).
Ingressou na Polícia Civil e, devido aos assuntos inerentes à profissão, afastou-se do futebol garcense por um período.
Quando retornou, já como um respeitado profissional da área da segurança pública, também se reencontrou com uma de suas paixões: o futebol e a marcação de gols.
O respeito e a imposição de sua autoridade como delegado, fez com que Garça passasse a idolatrá-lo de forma verdadeira e respeitosa, já que atuava diretamente com a segurança pública, além de estar presente em campo sempre que podia.
Valdir Tramontini passou pelo futebol suíço e master, defendendo, principalmente, Dinos e Flamengo. A sua última participação foi no Torneio Preparatório de 2020, quando jogou pelo Os Pior.
Faleceu em 17 de outubro de 2020, vítima de um infarto fulminante. Na época, trabalhava na DIG - Delegacia de Investigações Gerais de Marília.
 


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.