Fábio Dias
27/05/2024
Garça ACIG 

Festas juninas prometem aquecer o comércio: para ACIG crescimento nas vendas deve superar os 15%

Mês de maio chegando ao término e a temporada das festas juninas já deu início em Garça.

Mês de maio chegando ao término e a temporada das festas juninas já deu início em Garça. Em várias escolas da rede municipal já foram realizados os festejos e outros estão programados até o final de junho. E, nesse clima de celebração, pensando em Santo Antônio, São João e São Pedro, os lojistas do comércio garcense estão se preparando para atender a demanda crescente. Quem anda pelas ruas centrais do comércio já pode observar que as vitrines trazem a mostra os tradicionais trajes caipiras. Os chapéus e as tranças também ganharam lugar de destaque. Já nos supermercados as bandeirolas ocuparam “os ares” e os produtos típicos também foram colocados em evidência.

A procura por produtos personalizados está em alta desde o início do mês de maio, isso porque as pessoas desejam desfrutar dessa época com estilo, seja entre amigos, familiares e até mesmo nos espaços de trabalho.

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, o comerciante garcense se preparou para atender a demanda, quer seja nos gêneros alimentícios, como nos adereços e roupas.

“O mês de junho sempre eleva as expectativas de vendas de produtos típicos das festas juninas. Isso agregado ao Dia dos Namorados, que são dois momentos que favorecem o mercado varejista. Falando específico das festas juninas, elas movimentam os mais diferentes segmentos. É o setor de papelaria, confecções, adereços, alimentos. As festas realizadas nas escolas e até em grupos de amigos e familiares, as festas de quarteirão, também movimentam o comércio. Por isso acreditamos que, em relação ao ano passado, teremos um incremento na venda de produtos típicos na ordem de 15%, em relação ao ano passado”, disse o presidente da ACIG, Fábio Raniel.

O dirigente lembrou ainda que festas tradicionais, realizadas na cidade, como o Arraia do Adrianita, também contribuem para o aumento nas vendas e movimentam o comércio local. 

“Afinal esta é uma época em que todos se preparam para comemorar com muita alegria e a maioria gosta de usar, ao menos, um adereço, que seja o chapéu ou o lenço, ou as tradicionais camisas. Estamos entusiasmados com a alta expectativa e movimento financeiro que a festa junina promete”, pontua o dirigente, lembrando que o comércio está atento às novidades e tendências do setor, mas sem esquecer também o bolso do consumidor. 

As opções de produtos variam desde as famosas bandeirinhas até objetos de decoração mais caprichados que compõem ambientes da casa ao escritório. Também há opções como chita (tecido), fitas, encartelados e balões, elementos que ajudam a criar uma atmosfera autêntica. Nos adereços estão os chapéus e acessórios,  como lenços, gravatas, tiaras e laços com presilhas. Detalhes que fazem a diferença na hora de montar o look para a festança.


Varejo de alimentos 

E se o look faz parte da festa, a culinária dita as suas regras. No período registra-se um aumento nas vendas de maça, utilizada para fazer a sobremesa “maça do amor”, como também o milho . É a época da paçoca e da pipoca (comum e de micro-ondas) “É uma data que movimenta muito o comércio varejista de alimentos. Temos um aumento também um aumento na procura de amendoim, batata doce, vinho, gengibre, a tradicional cachaça e, no meio dos produtos típicos, dessa culinária específica, estão os adeptos da cerveja, do cachorro quente, da canjica. Você vai numa festa e vai ter de tudo um pouco e as festas acontecem em vários pontos da cidade neste período. Por isso nosso comércio se preparou para atender o consumidor de Garça e regão”, frisou Raniel.


Comentários

Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.