
Terceira edição da FITEC consagra evento na cidade e evidencia polo tecnológico
A terceira edição da FITEC - Feira de Inovação e Tecnologia de Garça, realizada nos últimos dias 23 e 24 de maio, se destacou como um evento de grande sucesso, se consagrando na cidade e evidenciando o polo tecnológico existente no município, representado pela Faculdade de Tecnologia – Fatec e pelas Escolas Técnicas-Etecs.
A terceira edição da FITEC - Feira de Inovação e Tecnologia de Garça, realizada nos últimos dias 23 e 24 de maio, se destacou como um evento de grande sucesso, se consagrando na cidade e evidenciando o polo tecnológico existente no município, representado pela Faculdade de Tecnologia – Fatec e pelas Escolas Técnicas-Etecs.
Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG, com apoio da Administração Municipal e da Fatec Garça (Deputado Júlio Julinho Marcondes de Moura) o evento atraiu centenas de visitantes, incluindo muitos estudantes da rede municipal e estadual de ensino.
O Grêmio Teatral Leopoldo Froes se tornou cenário para a edição 2024 da FITEC que reuniu dezenas de empresas e atraiu, com inovação e tecnologia, a atenção do público presente.
“Agora, passada a correria de todos os preparativos, e de toda a movimentação que tivemos durante os dois dias, posso afirmar que, tudo valeu a pena. Tivemos um evento de sucesso, com participação efetiva dos visitantes de Garça e região e, também, com uma participação efetiva das empresas, de todos os empresários que vieram para o evento, que montaram seus stands, contaram um pouco de suas histórias, dividiram suas trajetórias e, atendendo o princípio da feira, trouxeram inovação e tecnologia”, disse o superintendente da ACIG, Fábio Dias.
Além das inovações apresentadas pelas empresas expositoras, a feira ofereceu uma rica programação que incluiu palestras de empresários, oficinas sobre temas como marketing, finanças e tendências do mercado, e uma Jornada Cientifica que destacou trabalhos desenvolvidos por estudantes e ex-alunos da Fatec.
“A Feira Fitec foi um grande sucesso. A Feira, a gente trouxe ela de volta, depois de alguns anos, depois do pós pandemia. Foi difícil tirar ela desse período sabático, marcado por uma inércia. Tivemos que começar do zero, mas tivemos ai um movimento surpreendente, que superou todas as expectativas. Com certeza as próximas serão mais fáceis porque também tivemos a imprensa, que veio, divulgou, mostrou a capacidade da feira, a importância. Chegou longe e as pessoas sabem agora o que é a feira, por conta da imprensa e a gente só tem que agradecer imprensa”, falou o superintende, agradecendo o apoio da mídia.
Redundando os agradecimentos aos expositores que acreditaram na ACIG e participaram do eventos, Dias comentou que para as próximas edições não está descartada a mudança de local, em razão da grande participação.
“O espaço do Grêmio está ficando pequeno. Vamos tentar manter na próxima edição, mas não podemos descartar a possibilidade de procurar outro ponto”, disse ele.
O prefeito João Carlos dos Santos, presente na cerimônia de abertura, ressaltou a importância da Fatec e das Etecs na capacitação da mão de obra local, o que tem sido essencial para o crescimento das empesas do município .
Campo Educacional
Durante seu agradecimento Fábio Dias convidou a população de Garça a estudar na cidade a prestigiar as escolas locais que são referência para mão de obra qualificada para empresas de todo o município.
“Venham estudar em Garça, temos a Fatec, inteiramente de graça. Temos o Monsenhor (Etec MAM), temos a Escola Agrícola. Nós temos muita coisa boa aqui e também temos a FAEF. Temos faculdade de qualidade em Garça. Então para os alunos que não vieram e para os que não conheciam e passaram a conhecer. Para aqueles que não vieram, que venham o ano que vem. A Feira é para vocês, para seus filhos, para a cidade”, disse Dias, completando que “Aqui é a cidade deles (dos alunos). Eles não precisam buscar novas oportunidades em outras cidades, este é o foco principal da feira”.
Para a diretora da Fatec Garça, Cássia Bassan, a feira, além mostrar o potência do setor industrial no segmento de tecnologia, traz essa proposta de mostrar para esses jovens que o munícipio está bem estruturado no quesito educação.
“É fundamental mostramos a essa nova geração a importância dos estudos para que no futuro próximo eles têm em Garça excelentes opções para ingressarem com êxito no mercado de trabalho” afirmou o diretor comercial da Ventex, Ricardo Falcão.
Presenças
A Feira reuniu mais de 20 empresas nos setores de tecnologia, inovação e networking.
A abertura do evento contou com as presenças de autoridades, entre eles do prefeito João Carlos dos Santos, empresários do setor e centenas de alunos da rede estadual e municipal da cidade.
“Esse evento traduz toda a força que Garça tem no setor da tecnologia e dos serviços prestados por empresas do segmento de software”, disse o prefeito.
O vice-prefeito e presidente da PPA, Flávio Peres, disse que a feira é para coroar todas as empresas de tecnologia.
“A tecnologia não está somente na informática, ela está presente em todos os segmentos da indústria, sendo assim, eu creio que está feira tem condições de crescer de uma forma exponencial”, disse Peres.
Quando foi apresentado a proposta da feira desde a sua primeira edição, os empresários do segmento abraçaram a ideia e hoje levam seus portifólios e serviços para incentivar os jovens a buscarem um caminho promissor.
Entre as autoridades presentes na abertura do evento estiveram o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos; vice-prefeito, Flávio Aparecido Peres; vice-presidente da ACIG, André Barbosa; tesoureiro da ACIG, Rodrigo Martins; secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Bruno Henrique Severino; secretária de Educação, Janete Aparecida Barros Aranha Conessa; secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa; vereador, Fábio Santos; Diretora da FATEC, Cássia Bassan; Diretora da Escola Agrícola, Sônia Valsechi; Diretora da ETEMAN, Ana Mancera; vice-presidente do conselho deliberativo da ACIG, Mauro de Sá; superintendente da ACIG, Fábio Dias, e os empresários Jander Falcão e Wágner Peres.
Objetivo da FITEC
A FITEC teve como objetivo principal divulgar toda o desenvolvimento tecnológico que acontece em Garça. A feira contou com exposição de projetos inovadores desenvolvidos por empresas e estudantes, além de palestras e workshops.
Por ter suas origens ligadas à cafeicultura, muitas pessoas desconhecem que Garça é um polo da indústria eletroeletrônica. A cidade conta com a Fatec, Faculdade de Tecnologia, e a ETEC Monsenhor Antônio Magliano, ambas vinculadas à Fundação Paula Souza e que oferecem cursos voltados para essa área. Ainda em 2024 será inaugurada na cidade uma nova escola do SESI, no prédio onde funcionava a Faef.
Fotos do Evento
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.