
Conjunto Habitacional recebe o nome de “Residencial Dr. Daniel Ermete Uvo”: inauguração acontece hoje
Agora é oficial e o querido médico cardiologista Daniel Ermete Uvo recebeu uma homenagem da Administração Municipal.
Agora é oficial e o querido médico cardiologista Daniel Ermete Uvo recebeu uma homenagem da Administração Municipal. Foi publicada ontem, 26, no Diário Oficial do Município, a lei nº 5.729/2024, que denomina o conjunto habitacional implementado através do Programa Vida Longa de “Residencial Dr. Daniel Ermete Uvo”. O Conjunto Habitacional está localizado no Bairro Morada do Sol. A inauguração do ‘Residencial’ acontece hoje, dia 27 de junho, às 14h30.
O nome do médico foi indicado pelo prefeito João Carlos dos Santos, no início de junho e, ao apresentar a proposta, o chefe do executivo garcense ressaltou que, através do convênio celebrado entre o município de Garça e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU, foram construídas 26 unidades habitacionais, dotadas de mobiliário básico indispensável ao atendimento das necessidades e ao desempenho das atividades dos beneficiários, contando com equipamento comunitário de moradia gratuita e área de convivência social, que atendam às necessidades habitacionais de idosos da melhor idade (60 anos ou mais).
Cada morador, passou por processo de seleção, onde foram avaliados diversos critérios, como: o idoso deveria viver sozinho ou possuir laços familiares enfraquecidos; ser independente para as atividades diárias; se encontrar em situação de vulnerabilidade e risco social; ter renda mensal de até dois salários mínimos.
Ao fazer a indicação do nome de Daniel Ermete Uvo, o prefeito salientou o objetivo de homenagear o médico pelas contribuições que fez ao munícipio de Garça.
“Pretende-se a denominação do Conjunto Habitacional para “Residencial Dr. Daniel Ermete Uvo”. Trata-se de homenagem que pretendemos prestar ao ilustre cidadão e respectivos familiares, em razão das inúmeras contribuições prestadas ao município de Garça”, apontou ele, trazendo um histórico do médico que fez história na cidade e foi reconhecido por sua bondade, sua humanidade e seu profissionalismo.
Daniel Ermete Uvo
Dr. Daniel Ermete Uvo nasceu em 20 de agosto de 1928, na capital paulista. Em 18 de fevereiro de 1957, casou-se e no mesmo ano mudou-se para o município de Garça. Ele possuía o título de Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e era formado pela Universidade Federal de Medicina. Dr. Daniel foi convidado por um grupo de médicos do Hospital Geral Particular Santa Helena para se juntar à equipe. Junto com o cirurgião Mário Nunes Miranda, o anestesista José Formigoni e o Dr. Alvim, ele formou uma equipe de cardiologia responsável por várias cirurgias cardíacas no primeiro ambulatório de Doenças Reumáticas do Coração de Garça. A primeira cirurgia desse tipo na cidade foi histórica e realizada pelos renomados cirurgiões Dr. Zerbini e Adib Jatene. Graças ao Dr. Daniel, a população de Garça teve acesso aos tratamentos mais modernos para doenças cardiovasculares. Ele trouxe consigo um eletrocardiógrafo importado e um aparelho de radioscopia para diagnósticos e tratamentos. Durante as consultas, além de prescrever medicamentos, Dr. Daniel fazia questão de orientar seus pacientes sobre os malefícios do cigarro e a importância de uma alimentação saudável, práticas que ele próprio seguia. Apesar de várias oportunidades de trabalho na capital e no exterior, incluindo uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e uma nomeação pelo então Governador Carvalho Pinto para o Instituto de Cardiologia de São Paulo, Dr. Daniel nunca pensou em deixar Garça. Em várias entrevistas, ele afirmava que a vida tranquila do interior, ao lado da esposa e dos filhos, lhe permitia ser mais útil à comunidade garcense. Além de sua realização pessoal e profissional, Dr. Daniel também se sentia realizado com sua esposa, dona Marina Bertacchi Uvo, Psicóloga e Advogada e com seus filhos que seguiram a carreira na medicina: Sílvio Antônio Bertacchi Uvo tornou-se Cirurgião de Cabeça e Pescoço; Ricardo Antônio Bertacchi Uvo é Cirurgião Infantil; Eduardo Antônio Uvo é Ortopedista; Cláudia Regina Bertacchi Uvo é Fonoaudióloga; e Cintia Bertacchi Uvo é Pós-Graduada em Meteorologia. Ele era avô de 13 netos. Dr. Daniel Ermete Uvo faleceu em 22 de maio de 2021, deixando muita saudade e sendo lembrado como um ser humano excepcional que escolheu Garça como sua cidade de coração.
Comentários
Nota Importante: O Portal Garça Online abre espaço para comentários em suas matérias, mas estes comentários são de inteira responsabilidade de quem os emite, e não expressam sob nenhuma circunstância a posição/opinião oficial do Portal ou qualquer de seus responsáveis em relação aos respectivos temas abordados.